Uma foto de Kate Middleton publicada nesse domingo (10), depois de meses de sua internação para uma cirurgia abdominal, acabou gerando polêmica na Internet. A imagem que tranquilizaria o público e acalmaria os rumores sobre seu sumiço, acabou não funcionando da forma esperada. A foto em que a princesa de Gales supostamente aparece ao lado dos filhos, tem erros grotescos de Photoshop.
Segundo o Palácio de Kensington, a foto teria sido tirada pelo príncipe William. Nas imagens, Kate surge junto com os herdeiros, os príncipes George e Louis, e a princesa Charlotte. A publicação feita nas redes sociais, era uma homenagem ao Dia das Mães no Reino. Porém, o que chamou a atenção mesmo foram as deformidades da imagem.
Partes do pulso e da manga do casaco da princesa Charlotte estão faltando? As mãos do Príncipe Louis estão certas? Aquela árvore ao fundo deveria ter folhas assim em meados de março? São alguns dos questionamentos feitos por internautas que não precisaram nem olhar para imagem detalhadamente para notar esses erros gritantes.
Erros
A manga da blusa da princesa Charlotte, do lado direito, foi “cortada”. O zíper da blusa de Kate parece desconectado da roupa.
O cabelo de Charlotte não cai naturalmente nos ombros, e as pontas parecem cortadas de forma mal feita na edição. A saia de princesa Charlotte também parece ter sido mal ajustada, com a parte superior reta demais.
O joelho da princesa Charlotte está borrado. A estampa na manga do príncipe Louis parece diferente, e desconectada em comparação com a mesma estampa no restante da peça.
O dedão do príncipe Louis está borrado, e a pedra em que ele apoia a mão também está distorcida na borda.
A borda da pedra mais próxima da câmera está distorcida, assim como o degrau ao fundo da imagem, que aparece com linhas desconectadas.
O dedinho do príncipe Louis parece ter sido cortado na edição. A manga esquerda da blusa do príncipe George parece artificial, em comparação com os outros tecidos da imagem.
A mão de Kate está borrada, apesar de a blusa do príncipe Louis estar nítida. O cabelo da princesa também está borrado, enquanto a blusa do príncipe George ao fundo está nítida.
O caimento do cabelo da princesa Charlotte, do lado esquerdo, parece artificial. Também têm linhas desconectadas na blusa do príncipe George, que apontam para uma possível edição mal feita.
Veja um vídeo com todos os erros apontados
Uma foto de Kate Middleton ao lado dos três filhos foi publicada, na manhã de domingo (10), no perfil oficial do Instagram do Palácio de Kensington. Horas mais tarde, as agências de notícias internacionais excluíram a imagem de seu catálogo. Elas alegaram uma manipulação no… pic.twitter.com/FvOGIpghc9
— Folha de S.Paulo (@folha) March 11, 2024
Uma internauta do X, acabou analisando que na verdade, a suposta Kate Middleton que aparece na foto com os filhos, é realmente obra de uma montagem. Ela descobriu que a imagem da princesa entre os filhos, é na verdade uma capa revista.
my analysis of the kate middleton photo saga is that they took her face from the vogue cover she did years ago and edited it in pic.twitter.com/JLXts08zp5
— Ruby Naldrett (@rubynaldrett) March 11, 2024
Por que a foto foi tirada pelo príncipe?
A imagem foi distribuída a toda a imprensa do Reino Unido através da agência PA Media, mesmo com erros fáceis de perceber. Mas, dado ao fato de que esta é a Família Real e essa foto seria vista por centenas de milhões em todo o mundo, por que não havia um fotógrafo profissional atrás da câmera?
Eventos reais privados são frequentemente cobertos por um fotógrafo convidado, seja um fotógrafo de retratos respeitado ou um membro da imprensa nacional. Que deve então distribuir a foto para toda a imprensa através do que se chama de “rota real”.
No entanto, enquanto a princesa de Gales se recupera de uma cirurgia (supostamente), o grupo de pessoas em seu entorno tem sido limitado a amigos e familiares próximos. O que significou não utilizar um fotógrafo oficial. Em vez disso, o príncipe William “tirou a foto da esposa e dos três filhos”.
Mas este também é o modus operandi regular do casal. Kate, que gosta de fotografia, tirou fotos de seus filhos para marcar seus aniversários, incluindo o da princesa Charlotte em maio passado, o do príncipe George em julho de 2022 e do príncipe Louis em uma praia em Norfolk em abril de 2022.
Agências retiram fotografia
Segundo o The Independent, seis das maiores agências de foto do mundo retiraram a imagem de circulação depois de notarem as manipulações feitas nela. A Associated Press (AP), Reuters, Agence France-Presse (AFP), e a Getty Images emitiram um kill notice. Esse é um termo da indústria usado para uma retratação, ainda durante a noite de ontem.
“Em uma inspeção mais detalhada, parece que a fonte manipulou a imagem. Nenhuma foto substituta será enviada”, declarou a AP, a Reuters também afirmou ter retirado a foto “após uma revisão pós-publicação”. Nessa segunda-feira (11), a PA foi outra a reagir às manipulações. A agência declarou que, por não haver esclarecimentos do Palácio de Kesington, optou por tirar a foto do catálogo.
Confira a seguir: [VÍDEO] Nattan e Zé Vaqueiro oferecem R$ 20 mil para dois homens héteros se beijarem e causam polêmica na web.
O que você achou dos erros na foto de Kate Middleton? Por que será que a princesa está sumida?