Geralmente, quando você olha para um fogo de lenha vê que ele queima com um brilho laranja. No entanto, o mesmo não pode ser dito de um fogão a gás, que deve queimar em azul. Sendo assim, se você notar a chama do fogão laranja, provavelmente, pode ter algo errado. Mas, para sanar a dúvida da chama com outra cor, primeiro vamos entender o motivo da chama do fogão ser azul!

Comparação das chamas - Foto: Facebook

Comparação das chamas – Foto: Facebook

Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.

Coloração da chama

Coloração de chama na vela - Foto: Reprodução

Coloração de chama na vela – Foto: Reprodução

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade dela. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela meio avermelhada implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor? Quanto mais azulada mais quente, sendo assim, a do fogão ganha facilmente, já que a vela produz flama amarela.

Cores e intensidade das chamas - Foto: Brasil Escola

Cores e intensidade das chamas – Foto: Brasil Escola

Na chama do fogão só há queima de gases, sendo assim, ela não gera resíduos (fumaça). Já a chama de uma vela tem composição diferente, o combustível nesse caso é a parafina, que é derivada do petróleo e rica em carbonos.

Quando a parafina queima, ela produz carvão como resíduo. Assim, se volatiliza na forma de um muito fino conhecido como fuligem. Sendo assim, a chama produzida, além de luminosidade vermelha-amarelada, emite também fumaça rica em resíduos de carbono.

Chama laranja

Chamas laranjas nas bocas do fogão - Foto: Reprodução

Chamas laranjas nas bocas do fogão – Foto: Reprodução

Um dos motivos para a intrigante chama laranja, pode ser causada porque a boca do fogão está liberando quantidades desbalanceadas de monóxido de carbono. Então, precisa ser consertada. Para entender melhor esse problema, é importante ter uma ideia melhor sobre os princípios da combustão.

Para que a combustão ocorra completamente, o fogão a gás deve fornecer a quantidade certa de combustível, e deve ser balanceado e misturado com níveis adequados de oxigênio. Isso leva à criação de dióxido de carbono.

No entanto, se a mistura de combustível e oxigênio não estiver nos níveis corretos, a combustão não é completaAs chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás .Resumindo, a chama laranja é causada por um desequilíbrio.

As razões por trás disso podem variar. Por exemplo, os buraquinhos da boca do seu fogão podem não ter sido limpos adequadamente. Eles podem ficar entupidos depois de um tempo, devido ao acúmulo excessivo de fuligem, isso é bem comum.

Isso resulta em um fornecimento desigual de gás, e pode até aumentar o gasto de gás. No entanto, o mais comum nessa situação é que o gás esteja acabando, o que resulta na combustão não completa,. Assim, então, a chama toma a coloração laranja.

O que fazer quando a chama do fogão está laranja?

Bocas do fogão com as chamas laranjas - Foto: Reprodução

Bocas do fogão com as chamas laranjas – Foto: Reprodução

A resposta dessa pergunta é bem simples: certifique-se de que o gás não está acabando. Se essa for a questão, trocar o botijão deve solucionar o problema. Além disso, limpar os orifícios de seu fogão de gás com o máximo de cuidado possível. Se você puder remover a boca do fogão, certifique-se de lavá-la o mais cuidadosamente possível.

Se a questão não for resolvida com a troca do gás e uma boa limpeza, seria interessante marcar uma inspeção com um técnico especializados. Apenas eles serão capazes de verificar o problema completamente para você, e dar uma ideia melhor sobre o trabalho de reparo atual que precisa ser feito. Assim como quaisquer substituições que sejam necessárias para peças específicas.

Confira a seguir: Estudos revelam as consequências de dormir após o almoço.

Você tinha preocupações com a chama laranja?