O jornalista Evaristo Costa tem compartilhado com seus seguidores nas redes sociais as dificuldades e o tratamento que está seguindo após ser diagnosticado com doença de Crohn, uma condição crônica que geralmente afeta o intestino delgado e o cólon, mas pode comprometer outras partes do trato gastrointestinal. Em entrevista ao podcast “PodCringe”, Evaristo revelou que uma das consequências mais desafiadoras da doença tem sido a perda rápida de peso, chegando a perder 22 quilos em apenas três semanas.

“Eu estava com 99 quilos, mas esse peso era devido ao uso de corticoides, que causam muito inchaço. Os médicos perceberam que os corticoides não estavam fazendo efeito em mim […] então suspenderam o medicamento. Com isso, perdi 22 quilos em três semanas”, contou ele. A doença de Crohn é considerada grave e é um fator de risco para o câncer de intestino. O apresentador também destacou que essa perda de peso não foi por escolha, mas sim uma consequência direta da doença, e descreveu como isso afeta sua saúde e bem-estar: “Eu me sinto definhando. É assim que explico para o médico. Todos os dias eu sinto que estou definhando.”

Além disso, Evaristo relatou as dificuldades que enfrenta com a alimentação, que tem acelerado ainda mais a perda de peso. “Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas meu corpo não absorve. A comida não fica dentro de mim, então não recebo os nutrientes que preciso. Da última vez que fui internado, foi por uma infecção nas amígdalas que evoluiu para sepse, porque minha imunidade estava muito baixa”, concluiu. Assista a entrevista completa ou a fala de Evaristo no minuto 23:07:

Veja a seguir: Rei Charles III comenta sobre morte de Rainha Elizabeth II e detalha seus últimos dias de vida; saiba mais

Acompanha Evaristo nas redes sociais?