Quando uma mosca pousa na sua comida, não é nada agradável, não é mesmo? A grande maioria de nós considera uma mosca encostando em nosso alimento algo extremamente nojento. Mas será que isso é prejudicial a saúde?

Uma mosca pousa na comida – e agora? Continuar comendo ou jogar tudo fora? - Foto: Reprodução

Uma mosca pousa na comida – e agora? Continuar comendo ou jogar tudo fora? – Foto: Reprodução

O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?

Muitas moscas vomitam na comida - Foto: Freepik

Muitas moscas vomitam na comida – Foto: Freepik

Existe um boato na web que afirma que, quando uma mosca para sobre uma comida, ela vomita. Se você está em dúvida se isso é verdade ou fake news, sentimos em te revelar: sim, a mosca vomita.

“Quando uma mosca come, ela tem que vomitar enzimas digestivas na refeição. Essas enzimas também contêm alguns restos do que ela comeu por último, e isso pode ter sido uma refeição cheia de patógenos. Moscas comem algumas coisas bem nojentas”, aponta Brian Labus, professor assistente de epidemiologia e bioestatística na Escola de Saúde Pública da Universidade de Nevada, em entrevista ao Reader’s Digest.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Porém, não é só isso. Antes de a mosca vomitar, ela usa as antenas para provar a comida. Por incrível que pareça, os seus sensores de sabor ficam nas patinhas. Caso ela goste do que tem ali, a mosca enfia sua língua (cujo nome técnico é probóscide) e cobre a comida com saliva, que está cheia de enzimas digestivas (o que não deixa de ser uma forma de vômito).

Ah! Para completar a nojeira, em alguns casos, ela ainda pode fazer cocô na sua comida. É, realmente, uma mosca no seu prato nunca é uma coisa agradável!

Que tipos de doença a mosca pode espalhar?

Mosca na comida - Foto: Reprodução

Mosca na comida – Foto: Reprodução

Bom, agora vamos à parte mais importante: o que a mosca pode transmitir quando encosta na nossa comida. A má notícia é que, sim, ela pode espalhar doenças. Como salmonela, E.coli, parasitas e até disenteria.

Segundo um estudo de 2023, as moscas podem transmitir bactérias, incluindo cepas resistentes a antibióticos. “As moscas domésticas servem como um vetor para mover doenças de um lugar para o outro. Como vivemos juntos, elas podem espalhar muitos patógenos diferentes entre humanos, animais e o meio ambiente”, afirma Brian Labus.

Mas, calma! Não precisa se assustar: as moscas conseguem espalhar apenas uma quantidade pequena de germes. Por isso, não é tão provável que ela cause muitos estragos. Isso tende a acontecer apenas caso ocorra uma grande cadeia de eventos. Por exemplo, pode não haver bactérias suficientes na mosca a ponto de causar danos, mas, se você deixar a comida em temperatura ambiente por muito tempo, essas bactérias podem se multiplicar.

Precaução

O risco aumenta se a mosca pousou no lixo antes de ir até sua comida. Por isso, é preciso descartar o alimento caso a mosca tiver pousado em carne crua ou em dejetos de animais antes de visitar seu prato.

Como dificilmente você saberá por onde a mosca andou, o mais recomendado é a precaução. Como colocar telas nas janelas e pendurar armadilhas que ajudem a espantar o inseto. Já em piqueniques e churrascos ao ar livre, mantenha os pratos cobertos.

“Certifique-se de que os alimentos sejam mantidos na temperatura certa e não fiquem expostos por muito tempo, pois isso pode transformar um pequeno problema em um grande”, conclui Labus.

Confira a seguir: Na verdade, a água não é incolor!

Agora você já sabe, sempre evite deixar moscas pousarem em sua comida!

Categorized in:

Curiosidade, Dicas,