A estudante de direito Pabla Melo Klauss, de 29 anos, foi presa enquanto apresentava o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (25). Segundo a Polícia Civil, a jovem era investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) desde 2019.
De acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso, havia três mandados de prisão expedidos no nome dela, em três operações diferentes que investigam organização criminosa e associação para o tráfico no estado. A estudante foi um dos alvos da Operação Reditus, há 5 anos. Na época, além de Pabla, 56 pesosas foram presas nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Cuiabá e Amambai (MS).
Investigações
Já em 2020, ela foi alvo da Operação Rouge, deflagrada para reprimir crimes praticados e desarticular uma facção criminosa na região. Em 2021, a Derf cumpriu buscas na casa de Pabla, onde foram apreendidos R$ 45.300 mil, provenientes do tráfico de drogas. No ano passado, a Operação Nova Canaã cumpriu 26 buscas e três prisões contra um grupo que tinha pontos de vendas de drogas em vários pontos de Rondonópolis.
Dessa vez, a jovem também era investigada por envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia informou que a suspeita tem ligação com uma organização criminosa, e era responsável pelas finanças da associação formada para gerir o tráfico de drogas na região.
Alta periculosidade
Pabla e o companheiro dela, que estava preso na Penitenciária de Mata Grande, são considerados de alta periculosidade. De acordo com a polícia, eles eram integrantes de uma facção criminosa responsável por ordenar mortes, gerenciar dinheiro que tinha origem de vários crimes e aplicar castigos com agressões e tortura.