Muitas pessoas têm o hábito de usar cotonetes, seja para aliviar coceiras ou incômodos no ouvido, ou simplesmente para a limpeza diária dessa região do corpo. O que muitos desconhecem é que essa prática aparentemente inofensiva pode trazer uma série de danos à saúde auditiva. Por isso, especialistas recomendam evitar o uso desse item.

O ato de usar cotonetes tende a empurrar o cerume, ou cera, em direção ao tímpano, o que pode obstruir o canal auditivo externo e prejudicar a audição. “Movimentos bruscos ao inserir as hastes no canal auditivo podem causar ferimentos na pele, sangramento ou até mesmo perfuração do tímpano”, alerta a otorrinolaringologista Aracy Balbani.

Phasinphoto/Getty Images

Além disso, há o risco de contaminação do ouvido por bactérias e fungos. Isso pode ocorrer se o cotonete for armazenado de maneira inadequada, com a embalagem aberta ou fechada de forma incorreta, o que expõe a parte de algodão ao calor e à umidade, especialmente se estiver próximo à pia do banheiro. “Dessa forma, ao ser inserido nos ouvidos, pode causar micoses e infecções da pele, conhecidas como otite externa”.

Embora mais raro, também há casos em que o algodão se desprende da haste flexível e fica preso no canal auditivo. “Isso geralmente acontece quando se remove parte do algodão para afinar a ponta. Nessas situações, a pessoa precisa ser atendida por um otorrinolaringologista no pronto-socorro para a remoção segura do pedaço de algodão do ouvido”.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Uso correto do cotonete

Se você tem cotonetes em casa, não é necessário descartá-los. Basta utilizar corretamente esse instrumento. Eles podem ser úteis na limpeza das pálpebras, com movimentos suaves. Além disso, podem ser empregados na higiene das narinas e na limpeza da cicatriz umbilical de bebês. Outra aplicação possível é para secar os espaços entre os dedos dos pés após o banho, e também para aplicar e remover maquiagem facial e esmalte de unhas. “No caso da higiene corporal de bebês e crianças, é importante que as hastes sejam manuseadas apenas por adultos”.

iStock

Como limpar os ouvidos sem cotonetes?

Certamente você já viu na internet que o uso de cotonetes pode empurrar a cera de ouvido para o fundo, não é mesmo? Apesar disso, muitas pessoas ainda recorrem a esse item para remover o excesso de cera. Mas afinal, como limpar os ouvidos sem cotonetes?

Contrariando o senso comum, os ouvidos só devem ser limpos quando há acúmulo excessivo de cera. Nesse caso, as hastes flexíveis não são as mais recomendadas, pois apenas removem uma camada superficial da cera, deixando o restante acumulado no fundo do canal auditivo. Você sabia que após um banho quente, quando a cera fica amolecida, é um momento ideal para a limpeza? Com os dedos, você pode usar um pano macio e úmido com água morna para limpar delicadamente a região. Isso ajuda a remover a cera com mais eficácia e cuidado.

Óleo vegetal

Sim, os óleos vegetais, como o azeite, não são exclusivos da cozinha! Utilizá-los para limpar os ouvidos pode parecer uma ideia estranha, mas é eficaz. Basta pingar duas ou três gotas de azeite nos ouvidos. Isso ajuda a soltar a cera e facilita sua remoção. No entanto, é recomendado seguir essa técnica por apenas dois dias e fazer uma pausa de uma semana.

Irrigação

Para realizar a irrigação do ouvido, é necessário ter um pouco de prática. Isso envolve inserir água morna no ouvido utilizando uma seringa de bulbo. Incline a cabeça de modo que o ouvido fique para cima e aplique a água. Deixe a água no ouvido por aproximadamente um minuto e, em seguida, incline a cabeça para permitir que a água escorra.

Veja a seguir: De conchinha, abraçados ou de costas um pro outro: A maneira como o casal dorme pode revelar muitos significados

Você faz muito uso de cotonetes para limpar os ouvidos?

Categorized in:

Curiosidade, Dicas,