Um novo papa foi escolhido no Vaticano nessa quinta-feira (8). Às 13h08 (em Brasília), uma fumaça branca subiu nas chaminés da capela Sistina, indicando ao mundo que a Igreja Católica Apostólica Romana já possui um novo líder, após quatro escrutínios.

Fumaça é vista após última rodada de votação do conclave desta quinta-feira - Foto: Reprodução

Fumaça é vista após última rodada de votação do conclave desta quinta-feira – Foto: Reprodução

O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e anunciará, com detalhes, o “Habemus Papam!” (‘temos um papa’, em latim).

Quem é o novo papa

O cardeal dos Estados Unidos, Robert Francis Prevosti é o novo papa. O nome do Prevost, de 69 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice.

Papa Leão 14 aparece pela primeira vez no Vaticano — Foto: Dylan Martinez/Reuters

Papa Leão 14 aparece pela primeira vez no Vaticano — Foto: Dylan Martinez/Reuters

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Ele liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor. Nascido em Chicago, Prevost é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal, e já deu indicações de continuidade.

Morte de papa Francisco e votação

O sucessor foi definido 17 dias após a morte do papa Francisco. O 266º líder da Igreja Católica morreu em 21 de abril por AVC e insuficiência cardíaca, aos 88 anos. 133 cardeais votaram em seu sucessor. Entre os religiosos com menos de 80 anos que estariam aptos a votar, dois ficaram de fora por motivos de saúde.

Papa Francisco - Foto: Reprodução

Papa Francisco – Foto: Reprodução

O novo papa

Novo papa foi escolhido por pelo menos dois terços dos votantes. A escolha é secreta e os cardeais não podem se abster ou votar em si. Como 133 cardeais votaram, o escolhido recebeu, ao menos, 89 votos.

Após resultado, o candidato eleito respondeu a duas perguntas: “Aceita tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como quer ser chamado?”. Rito é definido na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, a lei que rege os conclaves.

No último ato antes de ser apresentado aos fiéis, o papa eleito tem alguns minutos sozinho para refletir e se preparar na chamada “sala das lágrimas”. Ela fica localizada à esquerda do altar maior do local, sob a obra “Juízo Final” de Michelangelo.

Sete brasileiros participaram do conclave: Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74, Dom Odilo Scherer, 75, Dom Jaime Spengler, 64, Dom Sérgio da Rocha, 65, Dom Orani Tempesta, 74 e Dom João Aviz, 77.

Confira a seguir: Herança milionária deixada por Liam Payne é revelada; saiba valor e quem receberá.

O que você achou dessa notícia?

Categorized in:

Notícia,