Nos últimos dias, um vídeo que mostra um navio “flutuando” nas nuvens do céu da Cornualha (Inglaterra) tem assustado diversos internautas. O mais curioso é que, por mais que pareça, as imagens que desafiam a gravidade são verdadeiras e não passaram por edição feita em um computador.
Veja o fenômeno curioso abaixo:
Leia também: [VÍDEO] “Mar” de teias de aranha cobrindo os campos assusta australianos; entenda o fenômeno
Na verdade, o navio está sofrendo uma ilusão de ótica chamada fata morgana ou miragem superior, causada pela maneira que a luz viaja pelo ar em diferentes temperaturas. Quando o ar quente encontra a água fria cria-se uma inversão de temperatura e, como o ar frio é mais denso que o ar quente, ele direciona a luz mudando a aparência de um objeto distante.
Comumente encontrado no Ártico devido às condições climáticas, o fenômeno é raro no Reino Unido e foi visto na Escócia no ano passado. Ainda assim, meteorologistas não compreendem o surgimento do efeito durante o verão europeu, dado que o inverno traz o clima propício para a inversão de temperatura.
Leia também: 6 crateras ao redor do planeta que intrigaram a população mundial
O nome fata morgana vem da bruxa Morgan La Fay, da lenda medieval do Rei Arthur, que dizia criar ilusões sobre a água para enganar pessoas. Além disso, especula-se que o fenômeno seja a origem da lenda do Holandês Voador, um navio fantasma que era capaz de voar.
O que você pensaria se visse um desse sem saber da explicação?