O Atacama está localizado no Chile, na porção norte, no continente da América do Sul e é conhecido popularmente por ser o deserto mais seco da terra. Com sua paisagem exuberante, muitas pessoas costumam associar sua aparência a do planeta Marte (O Planeta Vermelho).
O deserto surgiu em função do seu clima e influenciado principalmente pelas correntes marítimas vindas do Oceano Pacífico. A corrente bastante fria, tem sua origem na Antártida, em direção à linha do Equador. Essa corrente também é úmida, mas devido às altas altitudes, elas acabam precipitando nas regiões litorâneas.
O deserto possui uma barreira natural, que é a Cordilheira dos Andes, a maior formação de montanhas do mundo. As condições extremas do deserto não impedem a vida de se desenvolver. Os povos, bem como os animais e as espécies vegetais são adaptados ao clima severo.
Conheça a seguir algumas opções de passeios para quem deseja conhecer este incrível deserto:
# Lagunas Altiplânicas
Com mais de 4 mil metros de altitude, as Lagunas formam um dos cenários mais incríveis da região. A região possui uma vegetação que facilmente se camufla com a areia do deserto e seus imensos lagos azuis espelham a natureza exuberante. Também é possível encontrar imensos vulcões no pico nevado.
Veja também: Ubajara: o Parque Nacional que une história e natureza
# Piedras Rojas
Com imensas formações rochosas em tons avermelhados em função da abundante presença de óxido de ferro, o cenário contrasta com um lago salgado com águas cristalinas. A fauna é bastante diversificada, onde é possível encontrar imensos grupos de vicunhas e flamingos.
# Lagunas Escondidas de Baltinache
As lagunas formam um verdadeiro oásis destacando o azul turquesa nas suas águas. Por possuir bastante sal, as águas são boas para os banhistas que tem medo de se afogarem, pois assim como o mar morto, a alta concentração de sal por litro tornam os corpos menos denso, em contrapartida, por estarem a milhares de metros acima do nível oceânicos, as águas são bastante geladas.
# Valle de La Luna e Valle de La Muerte
O passeio para os vales é indispensável para quem está conhecendo o deserto pela primeira vez. A região conta com imensas formações rochosas nos seus mais variados formatos, o que dão a impressão de estarem em outro planeta.
# Geysers Del Tatio
A 4.300 metros de altitude são possíveis encontrar os Geiseres, porém o recomendado é que os viajantes só conheçam o local quando estiverem adaptados ao local. Os passeios são realizados ainda antes do nascer do sol para que seja possível ver as colunas de vapor quente saindo das fissuras no solo até 10 metros de altura e com uma temperatura chegando a mais de 85°C.
# Termas de Puritama
As termas são utilizadas desde os povos incas. As águas que chegam a 31°C oferecem aos visitantes um efeito terapêutico para diversos problemas de saúde, como o reumatismo, estresse e artrite. A área possui uma infraestrutura com decks de observação e vestiários, dentre outros benefícios para quem visita.
O Deserto do Atacama é, certamente, um dos mais belos cenários naturais da América do Sul, porém para que sua viajem seja bem aproveitada é preciso um preparo físico, já que as condições climáticas são mais extremas e exigem dos aventureiros maiores esforços.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Atacama? Conta pra gente.