Você já ouviu falar na história dos trigêmeos separados no nascimento? Imagine essa situação: no seu primeiro dia de aula em uma universidade nova, você chega e, para a sua surpresa, todo mundo começa a te cumprimentar como se te conhecesse há muito tempo, com abraços, beijos e muita simpatia. Estranho, não é mesmo? Foi assim que um rapaz chamado Robert Shafran foi recebido quando começou a estudar na Faculdade Comunitária do Condado de Sullivan, Nova York, em 1980.

Os jovens se reúnem com roupas idênticas - Foto: Divulgação / CNN Films

Os jovens se reúnem com roupas idênticas – Foto: Divulgação / CNN Films

Inicialmente, o jovem de 19 anos ficou apenas muito confuso, porém, o que Robert não sabia, é que os colegas de turma o estavam confundindo com Eddy Galland, que era um antigo aluno da instituição. Mas, além disso, na verdade, também era seu gêmeo idêntico — um irmão do qual Robert jamais soube da existência!

Um dos alunos deu a Robert o número de telefone de Eddy. Quando Shafran ligou, ficou paralisado ao ouvir uma voz tão parecida com a sua vindo do outro lado da linha. No mesmo dia, os irmãos se encontraram e ficaram em choque: um parecia ser cópia do outro. “Os olhos dele eram os meus olhos”, disse Robert ao se lembrar do momento em que viu o irmão.

Fotografia dos irmãos gêmeos - Foto: Divulgação/ Netflix

Fotografia dos irmãos gêmeos – Foto: Divulgação/ Netflix

Um terceiro “eu”

Quando Bobby e Eddy se encontraram, descobriram ter mais em comum do que apenas a aparência. Suas histórias também se confundiam. Os dois passaram pelo mesmo centro adotivo e suas novas famílias sequer sabiam da existência de outro filho gêmeo.

Claro que o encontro entre os dois atraiu bastante atenção da mídia! Após os jornais publicarem manchetes sobre o caso e estamparem as primeiras páginas com fotos dos irmãos, um terceiro jovem, chamado David Kellman, entrou em contato com a dupla. E para o assombro de todos, os rapazes descobriram que, na verdade, eles eram trigêmeos idênticos. Inacreditável, né?

Os trigêmeos se tornaram um fenômeno midiático depois que se conheceram aos 19 anos, mas as coisas começaram a desandar na década de 90 — Foto: Family Photo/ Courtesy of film studio NEON/AP

Os trigêmeos se tornaram um fenômeno midiático depois que se conheceram aos 19 anos, mas as coisas começaram a desandar na década de 90 — Foto: Family Photo/ Courtesy of film studio NEON/AP

Primeiro contato e ascensão

Quando os três jovens se viram pessoalmente pela primeira vez, ficaram muito emocionados. “Tudo era novidade, tudo era celebração. Pela primeira vez, nadávamos juntos no mar ou andávamos juntos de montanha russa”, disse David à BBC, ao explicar como era diferente a sensação de compartilhar atividades de lazer com os “novos” irmãos.

Eddy Galland, David Kellman e Robert Shafran - Foto: Neon Films

Eddy Galland, David Kellman e Robert Shafran – Foto: Neon Films

“Nos sentíamos como crianças, porque não tivemos uma infância juntos. Foi muito divertido”. O trio logo se tornou um fenômeno midiático na década de 1980. Chegando a aparecer em vários programas de televisão e numa cena de um filme estrelado por Madonna. Chegaram até a abrir um restaurante chamado Triplets (Trigêmeos).

Em seus relatos, eles compartilharam suas semelhanças, como seus gostos por mulheres, ou o estranho fato de jamais terem se encontrado, mesmo morando próximos uns dos outros.

Separados em experimento científico

Os pais dos garotos nunca foram informados de que eles tinham irmãos. Logo que realizaram o processo de adoção, souberam que seus filhos passariam por algumas avaliações médicas a fim de acompanhar o desenvolvimento deles e, assim, a vida seguiu normalmente. De tempos em tempos, os garotos respondiam questionários feitos pelo Centro de Desenvolvimento Infantil do Conselho Judaico de Serviços à Família e Crianças – instituição religiosa que colaborou no processo de adoção –, mas este fato nunca foi visto como algo estranho.

 Eddy, David and Bobby - Foto: Kaplan family e NEON

Eddy, David and Bobby – Foto: Kaplan family e NEON

No entanto, após a descoberta dos trigêmeos, os pais ficaram indignados com a situação e decidiram procurar a agência Louise Wise, responsável pelas adoções em parceria com o Conselho Judaico, para receberem explicações. A agência explicou que a separação foi mantida em segredo pela dificuldade que tinham em encontrar famílias que adotassem três bebês ao mesmo tempo.

Entretanto, uma investigação chegou ao verdadeiro motivo do segredo, e a realidade foi chocante. As crianças foram designadas a famílias diferentes após a agência receber um valor para colaborar com um experimento social, criado pelo psicanalista infantil Peter Neubauer, para o Child Development Center.

Seu objetivo era realizar uma pesquisa prática para entender o que teria mais impacto na vida de uma pessoa: a genética ou o ambiente socioeconômico em que vivem. Para responder essa pergunta, os trigêmeos viveram em famílias de classes sociais distintas e pais bem diferentes entre si. Durante toda a vida, foram monitorados por Dr. Neubauer e sua equipe, que omitiam da família o verdadeiro motivo deste acompanhamento.

Dr. Neubauer - Foto: Reprodução

Dr. Neubauer – Foto: Reprodução

Quando finalmente os trigêmeos descobriram o plano secreto do psiquiatra, a partir de uma investigação de um jornalista da New Yorker, o criticaram duramente, classificando o estudo como “cruel” e comparando a pesquisa aos experimentos sociais promovidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Os irmãos idênticos - Foto: Reprodução

Os irmãos idênticos – Foto: Reprodução

“Eles me seguiam quando eu era bebê e quando era criança. Um dia, disse à minha mãe que eu não gostava de ter essas pessoas me fazendo perguntas”, disse Robert. Os pesquisadores diziam aos pais dele que a pesquisa era sobre crianças adotivas, não sobre gêmeos.

“Não sei por que decidiram fazer isso, não consigo encarar como algo humano. Não se pode brincar com vidas humanas assim. Tínhamos que estar juntos e nos separaram por motivos científicos”, criticou Shafran. Antes de morrer, em 2008, Neubauer deixou os detalhes da pesquisa guardados em arquivos da Universidade de Yale, com acesso restrito até 2065.

Criação

Os irmãos não foram os únicos a fazer parte do experimento, visto que outros três pares de gêmeos também foram separados em meados dos anos 1960. Cada um dos trigêmeos foi separado para viver em um ambiente de classe social e comportamental distintos.

Os irmãos atuando ao lado de Madonna - Foto: Reprodução

Os irmãos atuando ao lado de Madonna – Foto: Reprodução

O ponto em comum é que os irmãos foram adotados por casais que já tinham uma filha mais velha. Eddy, por exemplo, foi criado em uma família com um pai autoritário e menos presente. Já David viveu com um patriarca muito mais carinhoso e participativo. Apesar da distância, eles se tornaram amigos e chegaram até mesmo a abrir um restaurante. Mas você deve estar se perguntando, o que aconteceu com cada um deles?

Eddy, Bobby e David com suas irmãs - Foto: GettyImages

Eddy, Bobby e David com suas irmãs – Foto: GettyImages

Robert ‘Bobby’ Shafran

Robert Shafran, também conhecido como Bobby, foi enviado para viver com uma família de classe média alta quando era apenas um bebê. Considera-se que Robert viveu a “melhor” situação entre seus irmãos. Isso por ter uma família com maior estabilidade e condição financeira.

Robert 'Bobby' Shafran em registro mais recente - Netflix

Robert ‘Bobby’ Shafran em registro mais recente – Netflix

Apesar do sucesso do documentário “Três Estranhos Idênticos”, Robert voltou ao anonimato. Ele vive no Brooklyn, é casado e tem dois filhos. Advogado por formação, ele se afastou do trabalho em 2011 após um acidente de moto, relatou o The Tab.

Com a exposição de suas histórias, Robert e David tem projetos para serem palestrantes motivacionais — principalmente após aparecem em diversos talk-shows e se mostrarem mais abertos para contarem sobre suas vidas.

David Kellman

David, criado em uma família de classe trabalhadora, foi o último a conhecer os irmãos. Apesar de ser o que recebeu a considerada “pior condição”, demonstrava ter gostos e preferências parecidas com a de Robert e Eddy.

David Kellman em registro mais recente - Netflix

David Kellman em registro mais recente – Netflix

Apesar do trio ter aberto um restaurante, como mostrado no documentário sobre a vida dos irmãos, a relação sofreu momentos de tensão entre o fechamento do restaurante e a produção do documentário.

Porém, David reatou laços com Robert e, agora, eles compartilham momentos juntos; principalmente quando saem para jogar golfe. David também tem dois filhos, mas se divorciou de sua esposa. Ele trabalha em uma seguradora de Nova Jersey.

Edward ‘Eddy’ Galland

A primeira parte do documentário faz parecer que o reencontro foi obra do destino e surgiu como uma dádiva na vida dos trigêmeos. Mas tudo serviu de construção para algo trágico, afinal, os três irmãos viveram com problemas de saúde mental durante toda a vida.

Tragicamente, Edward tirou a própria vida aos 33 anos, em 1995. Não existem dúvidas de que o evento traumático de sua separação forçada e a revelação posterior foram profundamente desestabilizadores para ele.

Eddy Galland - Foto: Reprodução

Eddy Galland – Foto: Reprodução

Confira a seguir: Ex-BBB Matteus é denunciado ao Ministério Público por falsidade ideológica; prisão é solicitada

Você conhecia a história desses trigêmeos separados quando nasceram?