A rapidez da disseminação de mensagens na internet deu origem ao fenômeno dos memes. Geralmente usados como piadas, os memes também podem servir como ferramentas criativas em campanhas publicitárias, propagandas políticas, divulgação de marcas e campanhas de conscientização, entre outros objetivos. No entanto, os memes que se tornam populares geralmente surgem de forma espontânea e são criados por pessoas comuns.

Para relembrar alguns desses personagens que se tornaram memes, seja por uma frase marcante, uma reação espontânea ou um jeito peculiar, veja abaixo alguns criadores de memes famosos que já faleceram e deixaram saudades.

1. Gil Brother Away

Gil Brother Away, também conhecido como Away de Petrópolis, ganhou fama inicialmente como integrante do grupo Hermes e Renato, que fez grande sucesso na MTV no final dos anos 90. Jaime Gil da Costa continuou a conquistar seguidores nas redes sociais após deixar o grupo, destacando-se por seu estilo debochado e engraçado. Away faleceu em dezembro de 2023, aos 66 anos, alguns meses após sofrer um AVC.

2. Ronaldo Cordeiro, “que onda é essa mermão”

Ronaldo Cordeiro de Morais ganhou notoriedade nacional após uma entrevista a um programa policial, enquanto era preso por assalto. Quando questionado pelo repórter, Ronaldo respondeu com a frase: “Que onda é essa, mermão?”. Após a viralização, Ronaldo tentou mudar de vida e começou a vender comida nas praias de Natal. No entanto, em janeiro de 2016, poucos meses após sua fama na internet, ele foi assassinado.

3. Jailson Mendes, “ai, que delícia cara”

Jocione Mendonça, mais conhecido como Jailson Mendes, participou de algumas produções pornôs gays, mas alcançou a fama por causa de uma única frase: “Ai, que delícia, cara”. Após o sucesso do meme, Jailson criou um canal no YouTube chamado “Ai, que delícia”, onde compartilhava vídeos de suas atividades cotidianas, como cozinhar e jogar videogame. Ele tinha como objetivo “mostrar que ser homossexual não é aberração nem doença”. Jailson faleceu em 29 de junho de 2018, aos 48 anos, após sofrer um infarto.

Veja também: Maya Massafera vira meme após agradecimento inusitado para amigo; confira os que mais bombaram

4. Mário Célio, “Ai pai, para”

Mário Célio ganhou notoriedade após gravar um vídeo pedindo ajuda financeira para seu pai, que estava doente. No vídeo, o pai de Mário aparece ao fundo e bate nele com uma bengala, levando Mário a reagir com a frase que se tornou famosa em todo o país: “Ai pai, para”. Após o vídeo viralizar, Mário Célio participou de programas de TV e até lançou uma música. No entanto, em maio de 2018, seu pai faleceu.

5. Mike de Mosqueiro, “Tchanana nanana”

Mike de Mosqueiro conquistou o público com sua música inconfundível “Tchanana nanana”, que combinava irreverência e talento vocal. O vídeo em que ele aparece tocando violão e cantando se tornou um sucesso instantâneo em 2009, levando Mike a participar do quadro “Se Vira nos 30” do Domingão do Faustão. Infelizmente, Mike faleceu em março de 2013, meses após ser atropelado nas ruas de Mosqueiro, no Pará.

6. Stephany Rosa, “bêbada de Curitiba”

Em 2012, Stephany Rosa foi parada pela polícia por suspeita de dirigir embriagada. Durante a operação, emissoras de TV presentes decidiram entrevistá-la, o que gerou um meme imediato. Suas respostas engraçadas e risadas a tornaram famosa em todo o Brasil. Stephany faleceu em 2020, após lutar por dois anos contra um câncer no ovário.

7. Jotinha, “o rei do Whatsapp”

O humorista Jotinha ganhou fama com seus áudios virais no WhatsApp, com frases como: “minha vó me dizia, meu filho, meu filho, tu vai vê coisa, tu vai vê coisa”, “vai cair um delúvio”, e “o bambu tá gemendo”. Jotinha faleceu em novembro de 2020, devido a complicações causadas pela Covid-19.

8. Iatami Alves Bezerra, “me dê, papai”

Iatami, mais conhecido como Zé Iaiá, ficou famoso em 2015 graças ao meme “me dê, papai”. No vídeo, ele era chamado de “meu fi” e perguntado se queria bolacha, café ou leite, recusando todas com uma expressão chorosa. Quando perguntaram se queria cachaça, ele abriu um sorriso e soltou a frase que o tornou conhecido: “me dê, papai”. Iatami faleceu em julho de 2022, aos 56 anos, na cidade de Tauá (CE). Segundo testemunhas, Iatami passou mal e desmaiou em frente a um bar na Rua Júlio Gonçalves da Silva, no Bairro Bezerra de Souza.

Veja a seguir: Relembre o quadro ‘Banheira do Gugu’, sucesso dos anos 90 que foi encerrado pela Justiça

Qual desses memes mais te marcou?