Pica-Pau marcou a infância de muitas pessoas ao redor do mundo, afinal, está no ar desde 1940. Inclusive, as primeiras versões do desenho não se parece nada com a versão tranquila e simpática que podemos ver atualmente, sendo apelidado pelos internautas de ‘Pica-Pau biruta’.

Na verdade, é possível até encontrar trechos e episódios um tanto quanto problemáticos, que se fossem exibidos atualmente não seriam nada aceitos pelo público. Ficou curioso? Separamos para nossos leitores cinco exemplos, confira!

1) Menção ao Diabo

Para aqueles que creem na Bíblia, não é nada divertido ver uma menção ao Diabo exibida em um desenho infantil. Entretanto, parece que os diretores não pensaram nesse fator ao fazê-lo falar que “o a cena abaixo:




Leia também: 13 disfarces épicos feito por Gugu Liberato para a TV

2) Pica-Pau e o vodu

No ano de 1961, Pica-Pau teve um episódio inteiro dedicado ao “vodu”, uma analogia um tanto quanto preconceituosa e estereotipada das religiões afrodescendentes. Assista abaixo:

3) O personagem rouba gasolina com a boca

Durante grande parte do episódio “O Afanador de Gasolina”, o mesmo do primeiro item, Pica-Pau rouba gasolina dos carros em um estacionamento. Entretanto, a forma que ele faz isso é uma das mais letais possíveis: sugando com a boca.

Veja a cena abaixo:

Leia também: 5 personagens de desenhos animados que tiveram seus rostos revelados

4) Preconceito com indígenas

No capítulo “O Barbeiro de Sevilha”, a ave chama um indígena de “cabeça de peru”, além do homem ser retratado de forma bastante estereotipada. Confira:




Leia também: As mansões milionárias de 4 artistas brasileiros e seus valores

5) Pica-Pau vai ao psiquiatra

Fazendo jus ao apelido de “Pica-Pau biruta”, o personagem vai a uma consulta psiquiátrica. Até aí não vemos nenhum problema, mas tudo muda quando a ave e o médico são retratados com um comportamento agressivo e alucinações. Confira o episódio completo abaixo.