As crianças são cheias de brincadeiras que acabam sendo passadas de geração em geração, como amarelinha, jogo da forca, bolinha de gude e “Fusca azul”. A última é um tanto quanto curiosa, pois precisa unicamente de uma coisa: encontrar um veículo da linha Fusca que obrigatoriamente tenha a cor azul.

Entretanto, você já se perguntou qual é a origem dessa brincadeira? Mesmo que seja popular entre os pequenos (e alguns adultos) aqui no Brasil, a principal teoria afirma que sua origem foi lá nos Estados Unidos do século 20.

Leia também: O verdadeiro nome dos principais personagens de Turma da Mônica

Henry Ford, criador da empresa de veículos de mesmo nome, exigia que todos os carros saíssem da fábrica na cor preta, devido a uma exigência do modelo de montagem que utilizava. Acontece que, em 1914, um erro na mistura das cores fez com que os carros tivessem um tom azulado, o que o enfureceu e começou a dar tapas nas costas do responsável pelo erro.

Como não poderiam ser vendidos, os carros imperfeitos eram utilizados apenas pelos funcionários no interior da fábrica. Daí surgiu uma “piada interna” entre os encarregados, que sempre que viam um Fusca azul imitavam a reação do chefe com quem estivesse mais próximo.

Leia também: 5 personagens de desenhos animados que tiveram seus rostos revelados

O que esses funcionários não esperavam é que o veículo ficasse tão popular e, junto dele, a brincadeira também. Infelizmente não sabemos como veio parar aqui no Brasil, mas é uma febre nacional há gerações!