Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) feita em 2016, cerca de 87,5% dos brasileiros tem sobrenomes de origem espanhola ou portuguesa. Isso não é atoa: a América Latina foi em sua maioria colonizada por esses dois países, então milhares de colonos vieram para cá durante essa época.

Entretanto, alguns sobrenomes foram mais difundidos por outros, afinal, quem não conhece alguém que tem Silva? Pensando nisso, hoje trouxemos a origem dos sobrenomes mais comuns do Brasil, confira abaixo!

1) Silva

Não é mistério para ninguém que esse é o sobrenome mais comum nas nossas terras. Uma das possíveis origens é lá da época da colonização, pois foi dado a muitos escravos que vieram para cá nesse período. Outra explicação é que no Império Romano, “Silva” era usado para denominar moradores de regiões com mata ou floresta, vindo de “selva”.

Leia também: A origem de 5 expressões comuns no dia a dia do brasileiro

2) Oliveira

Oliveira é o terceiro sobrenome mais usado no país e tem um significado geográfico. Todos sabemos que Portugal é conhecida por suas deliciosas azeitonas, vindas das oliveiras.

3) Jesus, Santos e Anjos

Infelizmente, era comum que crianças abandonadas em orfanatos não tivessem seus sobrenomes. Por isso, as instituições, em sua maioria de cunho religioso, atribuíam aos pequenos palavras relacionadas ao Espírito Santo.

Leia também: 15 fotos que descrevem expressões populares em seu significado literal

4) Martins

Martins está em décimo terceiro na lista e é derivado de um nome próprio: Martim ou Martinho. Ambos vieram do latim, Martinus, que significa “homem marcial” ou “guerreiro”, em homenagem ao deus da guerra Marte.

Categorias:

Curiosidade,