Um dos temas mais discutidos ultimamente é a representatividade no cinema, inclusive em animações. De uns tempos para cá, a Disney e a Pixar estão incluindo cada vez mais outras identidades em seus filmes, mas mantendo a premissa de emocionar o público.
Entretanto, alguns funcionários dos bastidores da Walt Disney Company, que engloba ambos os estúdios, alegaram que sofrem censura nas histórias que tentam contar. A carta foi assinada pelos “funcionários LGBTQIA+ da Pixar e seus aliados” e divulgada pela revista estadunidense Variety.
Leia também: Filme com Danilo Gentili e Fábio Porchat é removido da Netflix e humorista alega censura
“Nós da Pixar testemunhamos pessoalmente belas histórias, cheias de diversos personagens, voltando das críticas corporativas da Disney reduzidas a migalhas do que eram antes. Mesmo que a criação de conteúdo LGBTQIA+ fosse a resposta para corrigir a legislação discriminatória no mundo, estamos sendo impedidos de criá-lo.”
É especulado que isso seja uma resposta ao comunicado do CEO da empresa, Bob Chapek, onde disse que o projeto de lei, aprovado recentemente na Flórida, chamado “Don’t Say Gay” não afetará a inclusão que a Walt Disney Company vem propondo através de conteúdos inspiradores.
Na verdade, algumas reportagens haviam denunciado o fato que a companhia pagou US$ 200 mil para dois parlamentares aprovarem o texto que proíbe a educação sexual nas escolas do estado. Alguns internautas apontaram que isso seria incoerente por parte dos estúdios.
Após as acusações, a conta do Twitter oficial da Disney Animation postou uma nota. Veja abaixo:
To our LGBTQIA+ community in the studio and across the world, Disney Animation stands by you! We denounce any legislation that infringes on your fundamental human rights. You deserve to be safe, respected, and able to live your lives as your whole selves free from discrimination.
— Disney Animation (@DisneyAnimation) March 11, 2022
Leia também: Marvel lança trailer de série com a primeira super-heroína muçulmana do cinema
Tradução:
“Para nossa comunidade LGBTQIA+ no estúdio e ao redor do mundo, a Disney Animation está com vocês! Recusamos qualquer legislação que ataque seus direitos humanos fundamentais. Vocês merecem estar seguros, respeitados e livres para viver suas vidas sem discriminação.”