Com vários sites de relacionamentos sendo utilizados no mundo todo, um novo aplicativo com a proposta de conectar bichinhos de estimação que precisam de um lar a pessoas, com a finalidade de serem doados com mais facilidade. Chamado de PetPonto é responsável por deixar este processo de adoção mais fácil, funcionando como um Tinder dos pets, onde Ongs e abrigos protetores também conseguem fazer essa ponte com mais agilidade e modernidade.
Seu funcionamento é bem simples. Basta criar um cadastro de perfil pessoal com suas informações de rotina, disponibilidade para o animal, e questões familiares. Com base nisso as Ongs fazem um filtro desconsiderando lares sem requisição mínima para adoção dos bichinhos, evitando com mais destreza abandonos e possíveis devoluções.
Somente após o cadastro é disponibilizada a lista de animais para a adoção. Já são mais de dois mil animais cadastrados, com fotos e informações de personalidade, idade e tamanho dos mesmos. Também possuindo material instrucional sobre adoção.
Reportagens que falam sobre responsabilidade na hora de adotar um bichano e melhorar a sua qualidade de vida também são encontrados no aplicativo. Profissionalização para Ongs e abrigos também é uma função do mesmo.
Fernanda Delboni, empresária e CMO da Techsocial, a empresa fundadora do projeto, afirma que o aplicativo é muito mais do que uma simples tecnologia que promove a adoção, mas sim um desenvolvimento que envolve o trabalho desde o resgate até a adoção dos animais, assim mudando a conscientização das pessoas sobre o assunto.
O PetPonto
De acordo com Fernanda o aplicativo sempre será gratuito, lançado no período da pandemia da Covid-19, segundo a empresária não poderia haver um momento mais propicio ao lançamento do serviço, pois o numero de abandonos cresceu muito durante esse tempo.
Celso Zucatelli, jornalista, está na equipe responsável pelo projeto, e fez um aviso, que são mais de 170mil animais esperando por um lar urgente. Relembrando que os números da OMS, apontam mais de 20 milhões de animais abandonados no Brasil.
De acordo com Zucatelli, os membros do aplicativo podem contribuir com as organizações que resgatam os animais de rua mesmo sem adota-los. O aplicativo está disponível para Android e IOS.
Leia também: O verdadeiro nome dos principais personagens de Turma da Mônica