A rainha Elizabeth nasceu em 1923 e se tornou rainha em 1952, com 25 anos. Ela é a monarca que ficou mais tempo no trono e completou 70 anos como rainha em 6 de Fevereiro.

Veja também: Semana do Jovem Eleitor: Quase 100 mil jovens de 15 a 18 anos solicitaram o título de eleitor

Anúncio da morte da rainha

A família tem assessores que há décadas prepararam uma operação com o nome de “London Bridge”. A operação consiste em um roteiro detalhado com tudo que deve ser feito após a morte da soberana. Em uma reportagem feita pelo jornal ‘The Guardian’, quando a rainha Elizabeth morrer, a primeira pessoa a receber a notícia, depois de sua família, será o seu secretário particular. A segunda pessoa a ser notificada é o primeiro-ministro da Inglaterra. Os próximos serão os chefes de Estado dos 53 países do Commonwealth. Só depois a imprensa pode fazer o anúncio para o público.

Novo rei

Com a declaração de morte, Charles (príncipe de Gales) se torna rei da Inglaterra. Ele tem que decidir se quer ser chamado de rei Charles lll ou se vai escolher entre seus outros nomes: George, Arthur ou Philip. Sua esposa, Camilla Parker, também recebe um novo título. Como mulher do rei ela é chamada de rainha consorte. A rainha Elizabeth já declarou que gostaria que Camilla virasse princesa consorte, mas a decisão final é tomada por Charles. Na mesma noite da morte de sua mãe, Charles tem que fazer um discurso que será televisionado. E no dia seguinte, às 11h da manhã, é proclamado rei.

Luto

O luto no país vai durar 12 dias e apenas no fim, a rainha Elizabeth será enterrada no Castelo de Windsor.

Veja também: Designer mostra como seriam os personagens de filmes e desenhos animados caso se tornassem pessoas reais

Coroação de Charles e mudança de residência

Ao contrário do que muitos pensam, a coroação de Charles não será feita imediatamente após a morte da rainha. A coroação da própria rainha Elizabeth demorou um ano e quatro meses após ter recebido o trono. Quando virar rei, o príncipe Charles vai ter que se mudar para o Palácio de Buckingham. E a casa que Charles vive atualmente, Clarence House, será do seu filho príncipe William e a família.

Mudanças para os súditos

As mudanças notadas pelos súditos serão mínimas, como por exemplo, o hino nacional. Ao invés dos ingleses cantaram “Deus salve a Rainha”, eles irão cantar “Deus salve o Rei”. A libra também terá uma mudança. A nota vai ter o rosto de Charles estampado.

Príncipe William

O príncipe não recebe o título de príncipe de Gales automaticamente apenas por ser o herdeiro imediato de Charles. Charles é quem deve oferecer esse título. A monarca só concedeu a Charles 5 anos após ela virar rainha. Essa é uma tradição que está na família real desde 1301. Caso Charles conceda o título à William, Kate Middleton viraria princesa de Gales, assim como foi sua sogra, Diana.

Veja também: Maiores polêmicas e momentos constrangedores que já aconteceram nas premiações do Oscar

Gosta do nosso conteúdo? Comente e compartilhe com um amigo.