Nessa altura do campeonato todo mundo já percebeu que essa edição do BBB está tendo um rendimento muito abaixo do normal em comparação com os outros anos. Entretanto, o programa dessa terça teve a segunda pior audiência em um Paredão da temporada, ficando atrás apenas da eliminação de Rodrigo Mussi.
Segundo os dados divulgados pela Kantar Ibope Media, o maior reality do Brasil teve exatos 22 pontos na eliminação de Lucas Bissoli, o que representa cerca de 1,6 milhão de aparelhos televisivos. O recorde negativo do BBB 22 foi registrado em 1° de fevereiro, com 20,5 pontos.
Leia também: Ex-BBB Paulinha Leite que ganhou na loteria 57 vezes dá dicas de como jogar
A título de comparação, o pronunciamento do Ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes durante o horário reservado para propaganda política pontuou 22,1 pontos de média. O jogo entre Brasil e Bolívia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo superou o reality com 26,4 pontos.
Recordes de audiência
A maior audiência na história do programa é praticamente imbatível e pertence a primeira final do reality, com 59 pontos. Em seguida, está a quinta temporada marcada por Jean e Grazi com 57 pontos e o BBB 4 com 56 pontos. A data mais recente da lista foi o dia que o Brasil mandou Karol Conká embora, no BBB 21, com 40 pontos.
O BBB 22 também contou com a maior audiência de estreia dos últimos quatro anos: 28 pontos em São Paulo, superando 22 pontos em 2019, 25 em 2020, 27,4 em 2021. Ainda sim, o maior número dessa edição foi o paredão Jade x Arthur, onde 2,1 milhões de TVs (29,1 pontos) ligaram na Globo.
Boninho e o BBB 22
A falta de interesse do público é explicada por uma série de motivos que o produtor do programa, Boninho, já entende. Os participantes não geram nenhum entretenimento ou brigas, o que o fez tentar mudar as dinâmicas do jogo diversas vezes, sendo todas em vão.
O diretor tocou o Big Fone em dois momentos diferentes, que acarretaram na eliminação de Brunna e Jade, respectivamente. Além disso, também tivemos a Casa de Vidro, onde dois brothers tiveram a chance de trazer informações externas e mudar a visão dos participantes.
Leia também: BBB 22: Boninho prepara surpresa para os brothers e entrará na casa fantasiado
A cada semana, a estratégia de formação de Paredão também é diferente. Boninho tenta ser criativo e investir em votações onde os confinados não conseguem prever, com voto aberto e fechado, contragolpes ou dinâmicas em dupla e grupos. Nada conseguiu mudar o Ibope abaixo do comum da edição.