O anúncio foi feito na quarta-feira (6), onde o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico afirmou que a bandeira tarifária hídrica vai se encerrar dia 16. O Ministério de Minas e Energia disse que também será aplicada a bandeira verde, onde não haverá cobrança adicional.
Na tentativa de cobrir custos adicionais sobre a escassez hídrica, foi criada a bandeira negra por uma resolução do CMSE e está presente nas contas de luz desde setembro do ano passado.
A previsão inicial para a retirada do custo extra era em 30 de abril, mas foi antecipado em duas semanas. A bandeira negra havia adicionado R$ 14,20 às contas de luz pra cada 100 mWh consumidos (o valor não era repassado para famílias inscritas na Tarifa Social).
Entenda como funcionam as bandeiras tarifárias
Valores de cobrança adicionais na conta de luz
Veja também: No dia do seu casamento, após ouvir tiros, PM abandona altar para perseguir bandidos em meio ao tiroteio
Estabelecer tais tarifas e incluir as demais bandeiras foram soluções da Aneel: Agência Nacional de Energia Elétrica. Por meio de uma nota a agência conta que a decisão de retirada da bandeira negra (escassez hídrica) compete o CMSE: Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.
De acordo com o governo, o alto nível de chuva nos últimos meses e todas as medidas tomadas ajudaram para a redução do uso de usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes.
“Com todas as reduções de custos, o Governo decidiu antecipar o fim da bandeira negra de escassez hídrica em 15 de abril. Com as manutenções sendo feitas com as atuais condições da chuva, é possível termos bandeira verde até o fim do ano”, nota divulgada.
Com a eliminação da cobrança adicional, o consumidor terá uma redução em média de 20% em sua conta de luz.
CMSE
O fim do uso da bandeira negra de escassez hídrica foi decisão tomada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na quarta-feira (6). Algo que só ocorreria no final do ano foi antecipado por conta da melhora significativa nas condições do atendimento e a menor demanda feita nas usinas térmicas. No comunicado feito pelo CMSE, foi revogada a autorização de uso das usinas termelétricas, para serem retomadas as operações ordinárias do sistema.
O presidente Jair Bolsonaro também afirmou em rede nacional que os consumidores vão deixar de pagar a bandeira negra a partir do dia 16 de abril, e que será acionada a bandeira verde.
Veja também: Banco Central divulga data para segunda fase da liberação de dinheiro esquecido em bancos
Gosta do nosso conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe com um amigo.