Quando falamos de rock, há alguns nomes que vem na cabeça instantaneamente como David Bowie, Rolling Stones, Freddie Mercury, Led Zeppelin e, claro, Pink Floyd. Entretanto, faz 28 anos que David Gilmour e seus companheiros anunciaram que não estão mais em atividade.

Acontece que, nessa quinta-feira (7), os fãs de rock e de Pink Floyd foram agraciados com uma nova música inédita. Se trata de “Hey Hey Rise Up”, uma canção escrita para declarar apoio à população ucraniana no conflito contra a Rússia.

Ouça a canção inédita de Pink Floyd abaixo:




Leia também: [VÍDEO] Em último vídeo em vida, Taylor Hawkins realizou o sonho de uma menina

O novo single se inspira em uma das músicas patriotas e de protesto mais famosas da Ucrânia, “The Red Viburnum In The Meadow”, escrita em 1914 para honrar o exército do país. Além disso, todos os lucros vindos da canção serão doados ao Fundo de Ajuda Humanitária da Ucrânia.

“Hey Hey Rise Up” traz David Gilmour e Nick Manson, da formação original da banda, Guy Pratt, sobrinho do baixista falecido da banda, e Nitin Sawhney. Também conta com a participação especial do cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk, que recentemente abandonou sua turnê nos EUA para lutar pelo seu país.

“Nós, como muitos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo”, criticou David Gilmour, que tem familiares ucranianos.

Leia também: Karol Conká usou meme para criar sua nova música: “Paredawn”

“Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias e elevar a moral”, finaliza. “Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir um país democrático e independente.”