A nova novela das 9 da Rede Globo é uma regravação da história marcante de Benedito Rui Barbosa, exibida originalmente em 1990 na extinta TV Manchete. Na época, Pantanal ficou famosa pela beleza exuberante de suas paisagens e pela lenda que cercava as personagens Maria e Juma Marruá.

Na história, mãe e filha tem o poder de se transformar em onça todas as vezes que se sentem ameaçadas para se proteger. O mais impressionante é que a trama é tão fiel aos detalhes que “contratou” um animal de verdade para contracenar com Alanis Guillen e Juliana Paes.

Leia também: Papagaio surge na Globo dizendo ser “filho” de Louro José e Ana Maria Braga se emociona: “Essa situação mexe comigo”

Seu nome é Matí e vive no Instituto NEX, uma organização do interior de Goiás que abriga, monitora e luta contra a extinção das onças há 21 anos. A grande felina tem apenas 3 anos e tem uma história de vida um tanto quanto emocionante.

“Matí foi a onça que escolhemos para esse personagem. Matí é hoje a embaixadora da nossa causa”, explica Daniela Gianni, uma das coordenadoras do instituto. “Ela perdeu sua liberdade quando ainda era um filhote. Como perdeu a mãe, foi cuidada por humanos e acabou perdendo o seu instinto selvagem.”

Acostumada com a presença humana, Matí tem uma personalidade calma e dócil e sua soltura na floresta é quase que impossível. “Matí é só mais uma das tantas onças que teve a sua liberdade ceifada pela maldade do homem. Mas, com esse convite da Globo, tivemos a oportunidade de transformar algo triste em algo positivo para a espécie.”

Para poder ter a incrível onça como estrela de Pantanal, a emissora obteve uma licença do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL). Além disso, também foram atrás de autorizações das secretarias estaduais do Meio Ambiente de Goiás e Pará.

O bem-estar do animal é prioridade durante as gravações, e diversas medidas foram adotadas conforme as orientações dos órgãos ambientais. Quando não está em cena, Matí é mantida em um ambiente calmo, sem estresse, com comida, sombra e água fresca.

Leia também: Repórter do ‘Bom Dia SP’ decide se aventurar e pilota carrinho de rolimã ao vivo na Globo

Dar visibilidade para a importância da preservação do meio-ambiente de animais selvagens como a onça-pintada é o foco do Instituto NEX. Nossa queridinha é apenas mais uma na lista de animais que sofrem com o risco de extinção e a caça ilegal.