A música ‘Envolver’ de Anitta chegou ao primeiro lugar no Top Global do Spotify em 25 de março e foi um grande assunto. Os fãs fizeram mutirões pra ajudar a cantora a chegar no topo e foi muito parabenizada e homenageada pelos artistas brasileiros.  A música continua sendo hit e está entre as dez mais ouvidas da plataforma.

Hoje ‘Envolver’ está em 9º lugar no Top Global

A cantora tem mérito por todo esforço e talento, pois anda trabalhando com grandes artistas internacionais como Cardi B e Madonna. Ela também tem feito muita campanha de marketing e apresentações na mídia norte-americana. Tudo fez com que Anitta chegasse ao topo. Os fãs tiveram uma maneira diferente de ajudar na campanha e conseguiram afetar o algoritmo da plataforma. A assessoria de Anitta não assumiu a iniciativa da campanha e deferiu os fãs da cantora.

Veja também: Anitta desabafa após frase polêmica virar capa de revista internacional: “Completamente fora de contexto”

Esquema feito pelos fãs

Em 14 de março, um perfil de Anitta compartilhou o esquema de um seguidor ensinando passo a passo de como criar uma conta e elaborar playlists no Spotify que faziam ‘Envolver’ tocar inúmeras vezes e por horas. Era uma excelente estratégia que driblava as exigências da plataforma. Pois se você apenas clicasse no botão de repetição, os algoritmos não detectavam como um novo play.

O site Rest Of World conseguiu identificar mais de 100 playlists com o nome de ‘Envolver’. Muitas tinham como descrição levar Anitta ao Top 1 e outras faziam descrições mais detalhadas dizendo como deveriam executar a playlist e apenas uma vez ao dia. O Spotify mostra seus rankings todos os dias e os dados foram utilizados para expandirem ainda mais a campanha, sem exageros. Qualquer aceleração fora do comum poderia ser considerada um alerta ao sistema, insinuando ser um trabalho de bots, algo proibido.

Algo que também ajudou o hit a subir foram os apoios dados pelos famosos que dançaram ‘Envolver’ no TikTok e Instagram. O desafio repercutiu e a execução da música nesses vídeos também foram contados pra subir sua posição nas paradas. Anitta mesmo participou ativamente dos engajamentos em suas redes sociais, ajudando até na manipulação do algoritmo.

Veja também: Anitta comemora seu aniversário em Las Vegas e descobre uma penetra em sua festa: “Icônica. Ela é maravilhosa”

Todas essas “manipulações” levantaram algumas questões e tentaram tirar o mérito da cantora.

De acordo com a Folha de São Paulo, foram revelados dados mostrando que a maior parte dos ouvintes do hit de Anitta no Spotify eram brasileiros. O objetivo era alcançar outros países alvos para subir sua carreira internacional, o que não ocorreu.

Pronunciamento do Spotify

Após o ocorrido, o serviço de streaming foi procurado e ele não quis anunciar nenhuma posição oficial sobre o Top 1 de Anitta. Porém, foi enviado um conteúdo explicando os termos e condições que precisam ser aprovados por todos os artistas e criadores de conteúdo que utilizam da plataforma.

“Quando identificamos ou somos alertados por manipulações, tomamos as medidas que podem incluir a correção dos números e medidas que garantem a popularidade do artista ou música com exata precisão nos gráficos. Conteúdo manipulado dentro da plataforma pode ser removido. Damos oportunidade do artista possa viver de sua arte e colocamos recursos para detectar e remover atividades artificiais, para que todos possam ser pagos de maneira justa. A integridade é algo muito importante.”

Em resumo, não importa quem seja o artista, o Spotify busca analisar sempre as ocorrências feitas.

Veja também: Em entrevista nos EUA, Anitta é acusada de apologia à zoofilia: “Homens, mulheres, cachoros”

Pronunciamento da assessoria de Anitta

Em carta aberta, Paulo Pimenta, o assessor-chefe de Comunicação da cantora publicou: “Tem sido muito falado sobre o sucesso de ‘Envolver’ e como ele continua no Top Global do Spotify. Anitta foi a primeira cantora latina que chegou em primeiro. Ela mesmo revelou uma vez quando uma minoria se levanta, outros vem apenas pra poder diminui-los. Ela tem razão nisso.”

“Se vocês checarem os números, ‘Envolver’ foi a mais ouvida no Brasil com mais de 38.420.0876 plays. Porém se você tiver interesse de estudar os dados, temos outra perspectiva. Se somado os 9 países que mais ouviram o hit, resulta num número global de 42.801.642.”

“Anitta conseguiu estourar com  uma música não-brasileira e na língua espanhola. Ela adquiriu um posicionamento internacional e há aqueles que dizem que os fãs no Brasil fizeram mutirão pra ouvir ‘Envolver’. Isso chega a ser ruim? Vale lembrar que nos Estados Unidos, a cantora chega a ter mais ouvintes mensais do que muitas americanas. Basta pesquisarem”, finaliza.

O que acontece se for comprovado manipulação?

De acordo com especialistas, se for comprovado manipulação a cantora Anitta tem sua imagem afetada e até pode ser banida da plataforma do Spotify.

Veja também: [VÍDEO] Neymar faz coreografia ‘Envolver’ de Anitta e convoca mais três jogadores para o desafio

Qual sua opinião sobre a acusação de manipulação dos números com o hit Envolver?