Na manhã da última segunda-feira (11), o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) fez um levantamento onde descobriu que o Ministério da Defesa, responsável pelas Forças Armadas, aprovou a compra de mais de 35 mil unidades de sildenafil, popularmente conhecido como Viagra e usado para tratar a disfunção erétil.




Leia também: Carlos Bolsonaro comete gafe e confunde ‘L’ feito pela ex-BBB Larissa com gesto político

Os dados coletados através do Portal da Transparência e do Painel de Preços do Federal revelam que os comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizaram oito pregões para homologar a compra entre 2020 e 2021.  Cerca de 28 mil comprimidos foram destinados a Marinha, 5 mil para o Exército e outros 2 mil para a Aeronáutica.

Em comunicado divulgado pela Folha, a justificativa dada pela Marinha e Aeronáutica foi que as licitações visam o tratamento de pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). A síndrome faz com que tenha um aumento da resistência vascular na pequena circulação, elevando os níveis de pressão na circulação pulmonar.

Leia também: Folha comete gafe e noticia falecimento da Rainha Elizabeth II por engano, veja os memes

A Marinha declarou que a síndrome “pode ocorrer associada a uma variedade de condições clínicas subjacentes ou a uma doença que afete exclusivamente a circulação pulmonar” e é uma “doença grave e progressiva que pode levar à morte”. Por outro lado, o Exército não se pronunciou.

Elias também revelou a compra de mais de um milhão de quilos de picanha, filé mignon e salmão, no valor de R$ 56 milhões, e 60 próteses penianas infláveis, no valor de R$ 3,5 milhões. Outros produtos como os remédios Minoxidil e Finasterida, para tratar a calvície masculina, também foram adquiridos em quantidades menores.

Memes sobre o assunto

Mesmo surpresos, os internautas não deixaram de levar a revelação na brincadeira e encheram as redes de memes. Separamos alguns abaixo, dê uma olhadinha:

#1




Leia também: Ana Maria Braga surge com colar de remédios em protesto contra o novo reajuste: “Artigo de Luxo”

#2

#3




#4

Leia também: De acordo com o Governo, conta de luz ficará mais barata a partir do dia 16 de abril

#5




#6

#7




Leia também: Em cerimônia oficial, Bolsonaro afirma que não irá se imunizar: “Ficam me enchendo o saco”

#8




Você aprova as medidas do atual presidente?