Desde a primeira edição do Big Brother Brasil, lá em 2002, a premiação já passou por alterações algumas vezes. No BBB 1, Bambam levou a quantia de R$ 500 mil para casa, enquanto Jean Willys foi o primeiro a receber R$ 1 milhão por vencer o programa. O valor de R$ 1,5 milhão que conhecemos hoje só foi estrear em 2010, com Marcelo Dourado.
Por causa disso, alguns internautas criticaram o fato da inflação ter acumulado bastante de lá para cá e, segundo estudos, o campeão deveria receber a bagatela de R$ 3 milhões caso o valor fosse corrigido. Com tanta desaprovação, os diretores da TV Globo se reuniram e decidiram fazer outras mudanças para a edição de 2023.
Leia também: Tadeu Schmidt estará presente no BBB 23: “Foi bom ter a companhia de vocês”
De acordo com informações do colunista do UOL André Romano, o futuro vencedor levará para casa R$ 2 milhões e mais um carro 0 km. Ganhar veículos no programa nunca foi novidade, já que o próprio Bambam levou um Fiat Marea, quando foi o melhor em uma Prova do Líder patrocinada pela marca.
A emissora acredita que a quantia milionária tem impacto positivo na vida do participante. Entretanto, sabemos que atualmente grande parte dos ex-BBBs faturam muito mais com publicidades assim que saem da casa, graças à enorme exposição que o programa garante.
Não é novidade que a Globo vem tendo um crescimento significativo de lucro desde a edição de 2020, que inovou integrando celebridades ao elenco. As empresas anunciantes são separadas em cotas de exposição e, a maior delas, a cota Big, pulou de R$ 34 milhões em 2018 para R$ 91,9 milhões em 2022.
Leia também: Internautas criticaram apresentação feita por Maria com Paulo Ricardo na final do ‘BBB22’ e cantora responde
Para anunciar comerciais de apenas 30 segundos nos intervalos dos programas, os interessados deveriam desembolsar cerca de R$ 500 mil.
Será que agora os participantes darão mais valor ao programa?