Nesta segunda-feira (30) a dramaturgia brasileira perdeu uma de suas maiores estrelas. O ator Milton Gonçalves faleceu aos 88 anos em sua casa no Rio de Janeiro (RJ). A informação foi confirmada pela família do astro em um comunicado para a TV Globo.
O artista enfrentava as sequelas deixadas por um acidente vascular cerebral isquêmico em 2020. Na época, Milton participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, Zona Norte do Rio. O ator precisou ficar três meses internado e usar aparelhos para auxiliá-lo a respirar.
Leia também: [VÍDEO] Douglas Silva opina sobre escalação de Jade Picon para a próxima novela da Globo
“Agradecemos ao público que gostava dele o carinho e a força positiva que todo mundo teve com a gente. Que todo mundo tenha a certeza absoluta de que ele foi em paz, com muita tranquilidade, ao lado da família. Foi encontrar minha mãe e fazer muita arte lá em cima“, afirmou a neta de Milton, Alda Gonçalves, em nota ao UOL.
Em sua longa trajetória como ator e diretor, Milton tem tantos personagens marcantes que não pode ser restringido a apenas um. Um dos primeiros contratados pela Globo em 1965, o artista integrou o primeiro elenco de atores da emissora e conta que chegou a operar câmeras quando precisavam.
“Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios, aquele auditório, pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz“, relembrou Milton em um depoimento para a TV Globo.
Milton foi indicado ao Emmy Internacional, maior premiação do ramo da televisão, por sua atuação como Pai José na segunda versão da novela Sinhá Moça (2006). Ele também foi o primeiro brasileiro a apresentar a premiação quando anunciou o vencedor da categoria Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon.
Leia também: Rede Globo impõe restrições a conduta de funcionários durante período eleitoral
Seu último trabalho antes de se aposentar foi na minissérie da Globo ‘Se Eu Fechar os Olhos Agora’ (2019). Atualmente, você pode vê-lo nas telinhas com a reprise de ‘A Favorita’, no Vale a Pena Ver de Novo.