Neste domingo (29), o quadro da Monalisa, uma das obras mais famosas do mundo, sofreu um ataque de vandalismo no Museu do Louvre, localizado em Paris. O visitante estava em uma cadeira de rodas e jogou aparentemente uma torta em direção ao quadro, que felizmente não foi danificado.
De acordo com informações do jornal El País, a pessoa que jogou a torta no quadro estava de cadeira de rodas e usava peruca para não ser identificado. A sala onde fica a famosa obra de Leonardo da Vinci, estava lotada, como sempre. Não é nenhuma surpresa, pois La Gioconda, conhecida como Monalisa é uma belíssima pintura.
Veja também: Jurassic Park: Confira como está o elenco original 29 anos depois
Os seguranças expulsaram o vândalo no mesmo instante e os funcionários iniciaram uma limpeza na sala. Ainda não se sabe a identidade do homem, mas o ataque teria uma justificativa. Em um vídeo, o visitante que vandalizou a obra gritou “pensez à la terre, il y a des gens qui sont en train de détruire la terre”, dizendo que as pessoas estão destruindo o planeta. Inúmeros visitantes compartilharam fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois ela está protegida por uma placa de cristal, impedindo um contato direto com a obra.
nesse vídeo aparece o torteiro da monalisa se justificando dizendo algo meio que “pensez à la terre, il y a des gens qui sont en train de détruire la terre” (pense no planeta, tem gente que está destruindo o planeta)
e falando que torteou ela por isso pic.twitter.com/M7W08blmLd— rebis psíquico (@aresrebis) May 29, 2022
Este não foi o primeiro ataque feito à obra. Em 2009, um turista jogou uma xícara em direção ao quadro e danificou o vidro que a protege. No ano de 1974, quando Monalisa ficava exposta no Museu Nacional de Tóquio uma visitante tentou espirrar tinta spray vermelha na obra e não teve sucesso. E em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou as partes inferiores da pintura e com uma pedra que causou um pequeno dano. Em 1911 o quadro foi roubado por Vincenzo Peruggia e resgatado dois anos depois.
O ataque querendo conscientizar sobre o meio ambiente tem algum sentido para vocês?