Um vídeo começou a circular pelas redes onde durante uma entrevista, Nelson Piquet usa um termo racista contra Hamilton. Em uma entrevista ao “Canal Eterno”, o ex-piloto se referiu ao inglês como “neguinho”. O termo ganhou uma grande repercussão nacional e mundial. A Mercedes e Fórmula 1 se posicionaram em relação ao ocorrido e o próprio Hamilton se pronunciou em suas redes sociais.

“O neguinho [se referindo a Hamilton] meteu o carro e não deixou [outro piloto desviar]. O Senna não fez isso, o Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva.”, disse Piquet.

Assista:

Veja também: Lewis Hamilton ganhou título de cidadão honorário brasileiro e grandes celebridades como Pelé e Anitta celebram a conquista

A F1 e Mercedes compartilharam do mesmo discurso e condenaram a fala de Piquet. Ambos saíram em defesa de Hamilton e se colocaram a favor do piloto. O discurso feito belo brasileiro gerou polêmica nas redes sociais e o termo entrou em discussão entre usuários do Twitter.

Condenamos os termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora da pista. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”, escreveu a Mercedes apoiando Hamilton.

A F1 seguiu os mesmo passos e afirmou que o heptacampeão mundial merece todo respeito. “Linguagens discriminatórias e racistas são inaceitáveis em qualquer forma e não fazem parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível para o esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis ​​para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo que estamos comprometidos na F1.”

Veja também: Após muita dor nas costas, Lewis Hamilton retorna com o tratamento para poder continuar nas pistas

Hamilton se pronuncia após termo usado por Piquet

Após repercussão, o piloto Lewis Hamilton se manifestou em suas redes sociais sobre o termo racista usado por Piquet. Depois da Mercedes e Fórmula 1 defenderem Hamilton, o heptacampeão mundial rebateu as falas do ex-piloto e até uma publicação em português pedindo por mudanças.

“Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu o piloto. “É mais do que um termo. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu em outro post.

#1

#2

Veja a seguir: Lewis Hamilton produzirá filme de automobilismo da Apple com Brad Pitt no elenco

Lewis Hamilton tem todo nosso apoio e merece respeito.