A volta da TV Globinho é algo muito perguntado. Até mesmo Patrícia Poeta ouviu o pedido feito pelo baterista de Di Ferreiro para um possível retorno, durante o programa “Encontro”. Essa questão já rendeu momentos super engraçados, envolvendo vários funcionários da emissora. Fátima Bernardes também comentou sobre o assunto. Mas afinal, por que a famosa atração nunca voltou ao ar?




As questões publicitárias, concorrência e audiência, são alguns dos fatores que atrapalham a volta da ‘TV Globinho’, que deixou de ser diária em 2012 e se tornou semanal até 2015. O SLASH/UOL entrou em contato com a Globo para responder algumas questões, mas ainda não teve uma posição oficial sobre o tema.

Proibição

Segunda a resolução nº 163 do Conanda, sobre direitos da criança e do adolescente, que foi aprovada em 2014, é proibido adição de propagandas direcionadas ao público infantil através de meios de comunicação. Então, veicular anúncios em um programa de TV voltado para o público infantil, traria punições à emissoras.

“Considera-se abusiva, em razão da polícia nacional de atendimento da criança e do adolescente, a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para consumo de qualquer produto ou serviço”, aponta um trecho da resolução.

A TV Globo não sofre este risco mantendo propagandas durante o “Mais Você” e o “Encontro”, por exemplo. Pois não são atrações voltadas ao público infantil.

Veja também: [VÍDEO] Fátima Bernardes ironiza pedidos da volta da TV Globinho durante Encontro: “Aposentei o Bob Esponja”

O público não estava presente

Durante o “Press Award”, premiação realizada nos EUA em 2018, onde Fátima Bernardes foi homenageada, ela comentou sobre o assunto. “Sugeri o horário da TV Globinho porque analisei a programação. Tinha o telejornal de rede, ‘Bom Dia Brasil’, para adultos, o ‘Mais Você’, para adultos, o ‘Bem-Estar’, para adultos também. As crianças estaria aonde até essa hora né?”, disse durante entrevista. “A programação infantil foi ficando enfraquecida por conta do grande número de TVs a cabo. Eu achei que o buraco presente poderia ser preenchido com uma programação adulta”, concluiu.

Veja também: Ex-galã da Globo, Marco Pigossi fala sobre processo de se descobrir gay: “Pedia a Deus para me consertar”

Streaming

As plataformas de streaming oferecem um grande número de conteúdos infantis, fazendo pesar e muito o retorno da “TV Globinho”. Os desenhos que eram adicionados numa programação diária, hoje são encontrados em várias plataformas diferentes. De acordo com a jornalista Cristina Padiglione, o objetivo da Globo é fazer com que o público assista aos conteúdos infantis encontrados no Globoplay. Lá é possível encontrar Sítio do Pica-Pau Amarelo, Barbie, Pingu, Moranguinho, entre outras atrações. Dragon Ball, que se tornou sucesso no Brasil desde 1990, está no catálogo desde junho deste ano.

A SBT também optou por este caminho e disponibiliza novelas infantis, através da Netflix. O canal removeu o programa “Bom Dia & Cia”, em abril deste ano e deixou muitos com saudades.

Veja a seguir: Primeira manhã sem Bom Dia & Cia faz a audiência do SBT ficar atrás da Record TV

Qual era seu desenho favorito na TV Globinho?