Nos últimos dias, uma juíza eleitoral do Rio Grande do Sul foi alvo de polêmica e críticas vindo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao afirmar que a bandeira do Brasil deve ser considerada “propaganda eleitoral”. A medida começaria a valer a partir de 16 de agosto, data para o início oficial para as campanhas, e terá requisitos legais a serem cumpridos.

Na visão da magistrada Ana Lúcia Todeschini Martinez, titular do cartório eleitoral de Santo Antônio das Missões e Garruchos, a bandeira virou marca de “uma ideologia política”. Embora a juíza não tenha citado diretamente o candidato de direita, fica evidente que seu raciocínio o afeta, já que adotou as cores verde e amarelo como símbolo nos últimos anos.

Leia também: Latino, bolsonarista, ironiza busca e apreensão na casa de Deolane Bezerra, apoiadora do Lula

É evidente que hoje a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo um lado da política, né? Hoje a gente sabe que existe uma polarização. De um dos lados há o uso da bandeira nacional como símbolo dessa ideologia política“, explicou a juíza em entrevista à Rádio Fronteira Missões.

Entretanto, Ana Lúcia esclarece que “não existe mal nenhum isso”, mas que entende que a representação máxima do país deve ser configurada como propaganda eleitoral. “Se ela tiver fixada em determinados locais, a gente vai pedir para retirar“, afirmou, exaltando que há multas altíssimas para quem desrespeitar as normas.

Até o momento, sabe-se que a medida deverá ser analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim, Bolsonaro demonstrou seu descontentamento com a declaração da juíza em uma publicação no Twitter.

Leia a seguir:

Leia também: Polícia colombiana queima mais de 1 tonelada de erva e fumaça chega em moradores próximos: “Travava todo mundo”

Isso é o cúmulo do extremismo da boçalidade, que quer, de toda maneira, me tirar do páreo“, disse o presidente durante um ato de pré-campanha no Maranhão.

O que você achou da fala dessa juíza eleitoral?