Muitas cidades brasileiras surgiram no início do colonialismo, por volta de 500 anos atrás. A maioria dessas cidades nasceram das chamadas capitanias hereditárias, enquanto outras surgiram pela chegada de outros povos. Essas cidades cresceram e se fortaleceram, cada uma à sua época. Muitas delas se estabeleceram em cima da economia portuária, enquanto outras, pelas monoculturas de determinadas produções agrícolas.

Um dos principais tipos de turismo é o histórico/cultural, no qual pessoas visitam outros lugares, a fim de explorar mais do passado e as transformações que fizeram no espaço ao longo dos anos, e, também, a mergulharem nas tradições e culturas de tais lugares. Nesta matéria eu convido você para conhecer algumas das primeiras cidades e a aprender um pouco sobre o turismo cultural de cada uma delas.

# Salvador

Nascida no ano de 1549, Salvador tem seu centro cultural considerado Patrimônio da Humanidade. O seu centro histórico é praticamente um museu a céu aberto. A cidade é dividida como Cidade Alta, onde é possível encontrar o Pelourinho e boa parte da área total de Salvador é a Cidade Baixa, na qual está localizada um dos maiores mercados de artesanatos do Brasil, o Mercado Modelo. A cidade tem uma grande diversidade de religiões, sobretudo religiões de matrizes africanas e possui uma arquitetura impressionante. Salvador também possui um dos centros gastronômicos mais requisitados do Brasil. Afinal, a culinária baiana é danada de boa. 

# Rio de Janeiro 

O Rio de Janeiro foi chamado inicialmente pela coroa portuguesa de São Sebastião do Rio de Janeiro e surgiu no ano de 1565, sendo palco de grandes eventos históricos. A cidade não conta apenas com as belezas naturais, as quais que lhe deram o título de ‘Cidade Maravilhosa’, mas também possui destinos imperdíveis para quem deseja fazer uma imersão cultural nesta cidade, como o ‘Theatro Municipal’, que tem uma arquitetura maravilhosa e exibe espetáculos para a população (muitos desses espetáculos são gratuitos), alguns museus como o ‘Museu de Arte Moderna’ e o ‘Museu Nacional de Belas Artes’, entre outros pontos imperdíveis. 

Veja também: 9 cidades ao redor do mundo que pagam para estrangeiros morar lá

# Paraíba (atual João Pessoa)

Fundada no ano de 1585 por colonizadores portugueses, ela foi primeiramente chamada de ‘Cidade Real de Nossa Senhora das Neves’ a atual “João Pessoa” está localizada na Região Nordeste, e é considerada uma das mais bonitas cidades do Brasil. Seu centro histórico é visitado por turistas durante todo o ano, sobretudo no verão, pois além do turismo cultural, tem o turismo de veraneio. A cidade guarda um extenso acervo arquitetônico, como o ‘Conjunto de São Francisco’ e o ‘Theatro Santa Roza’. 

# São Luiz 

A cidade que é capital do Maranhão, foi fundada no ano de 1612 pelos franceses, com finalidade mercantilista, graças à sua localização geográfica, que facilitava as movimentações portuárias. O centro histórico da capital maranhense é um dos centros mais ricos e possui uma arquitetura com muitos sobrados revestidos de azulejos portugueses. O Centro Histórico foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) conta com cerca de 4 mil construções feitas no período colonial, como a ‘Praça Gonçalves Dias’ e a ‘Igreja dos Remédios’ e a ‘Casa do Maranhão’, importante centro de produção de artesanato. 

# Recife 

Surgida no ano de 1537, foi desenvolvida incialmente em volta da economia portuária em função da sua localização geográfica. Recife possui uma arquitetura predominantemente holandesa, visível na ‘Rua da Aurora’, ‘Rua do Bom Jesus’ (considerada a terceira rua mais linda do mundo, segundo revista norte-americana) e ‘Marco Zero’, e também uma ampla arquitetura portuguesa, principalmente do Período Barroco no Brasil, com grandes e luxuosas igrejas, como a ‘Igreja da Madre de Deus’. Recife é com certeza, um dos destinos mais procurados no Nordeste do Brasil. 

E aí, conhece algum desses lugares ou tem vontade de conhecer? Comenta aqui abaixo.