Cada lugar tem seus costumes e práticas próprias, então não é de se estranhar que a cidade de Pedro Leopoldo, no interior de Minas Gerais, também tivesse tradições únicas. Entretanto, um dos eventos anuais comemorados no pequeno município é bem singular: o aniversário de um poste.
Todo dia 21 de Abril desde 1961, os cidadãos pedroleopoldenses se dirigem para um poste instalado próximo à uma padaria na rua principal da cidade para comemorar seu aniversário. A tradição já tem 61 anos e foi criada por José Ferreira da Silva, que hoje é vereador de Pedro Leopoldo.
Leia também: [VÍDEO] Prefeitura de Magé (RJ) asfalta parte de trilho do trem por engano e vira meme nas redes
Ele conta que um belo dia estava reunido com seus amigos mas não tinham nenhum motivo para comemorar, embora fosse o desejo do grupo. Então, o homem se apoiou no poste e notou que o pilar continha uma placa com a mesma data do dia que estavam, sendo assim, seu aniversário. O momento virou assunto e, no ano seguinte, o padre local criou a “oração do poste”.
Desde então, todos os anos os moradores se reúnem e decoram o poste com um rosto desenhado e “roupas” coloridas de aniversariante. Nas últimas vezes, a rua Comendador Antônio Alves foi fechada e um palco foi montado para artistas e talentos locais se apresentarem.
Veja abaixo uma entrevista de José Ferreira sobre o poste:
Leia também: [VÍDEO] Prefeitura de cidade no Mato Grosso engana população com show de Patati e Patatá falsos
Em 2012, um contador da capital mineira descobriu a Festa do Poste e compôs uma música especial para o aniversariante, chamada Hino do Poste. “Eu li uma crônica da jornalista Bianca no jornal Estado de Minas falando sobre a festa do poste aqui em Pedro Leopoldo, então, resolvi fazer essa composição em sua homenagem“, contou para um jornal local.
“A festa é da nossa cidade e não fomos capazes de fazer uma letra musical em homenagem ao poste, foi preciso um cidadão de Belo Horizonte ter essa sensibilidade e criar essa letra musical que para nós, passa a ser o Hino do Poste“, disse José Ferreira na época.
O que você achou da Festa do Poste? Tem algum evento parecido na sua cidade?