Localizada no estado de Minas Gerais, o município Serra da Saudade é o menos populoso do Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com apenas 776 pessoas. A pacata cidadezinha no interior mineiro, deixa de lado os problemas da cidade grande e vive tranquila com seus habitantes. Todos os serviços são prestados pela prefeitura, como a saúde, esporte e educação. “Tudo custeado pela prefeitura”, afirma a prefeita. 

A prefeitura, mesmo em períodos de crise, conseguiu manter o equilíbrio no orçamento, apesar da pandemia. A prefeitura não tem problemas com contas atrasadas e em nenhum serviço há filas de espera. Não há sequer um desempregado na cidade. Todos que saem dos seus cargos, ou se aposentam ou saem por conta própria. Um sonho, não é? 

A principal fonte de renda dos moradores desta cidade é através dos serviços disponibilizados pela prefeitura, além disso, eles contam com serviços na área da construção civil e da agropecuária.  A Serra da Saudade não possui posto de combustível, o mais próximo fica no município Estrela do Indaiá, a 12 km. Em Serra da Saudade não há farmácias, pois o posto de saúde disponibiliza remédios gratuitos para a população. 

Serra da Saudade é um dos municípios mais seguros do Brasil, não registrando uma ocorrência sequer há pelo menos 52 anos. As casas não possuem muros altos e todos habitantes se conhecem. A estação de trem da cidade e os túneis da antiga ferrovia foram restaurados e tombados pelo IPHAM (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de possuir casarões antigos e uma arquitetura que remete ao período do ciclo do ouro 

Gostou de saber sobre este pequeno município? Conta pra gente se você já tinha ouvido falar.