Se você, assim como 71% dos brasileiros, não possui um bom planejamento financeiro, é importante se atentar as dicas a seguir. Muitas vezes não é sobre a quantidade de dinheiro que você recebe, mas sim o mal uso do dinheiro ou até mesmo algumas atitudes que te impedem de crescer financeiramente.

# Emprestar o cartão de crédito 

Essa dica também serve para empréstimo de dinheiro. Por mais bem intencionado que você seja, e por mais que você confie na pessoa que está pedindo esse empréstimo, em algum momento essa atitude pode te deixar no prejuízo. Sabemos que é muito difícil dizer um NÃO, mas é importante saber que se a pessoa não pagar o seu dinheiro, é seu nome que ficará sujo. Caso deseje emprestar, não espere que a pessoa pague. Empreste o que você consegue arcar. 

# Gastar além do que ganha 

O ideal é que pelo menos 30% do seu ganho mensal seja guardado em uma poupança ou até mesmo investido. Crie um teto para seus gastos e faça todo o planejamento mensal contando com possíveis eventualidades que possa ocorrer. Se possível, detalhe seus gastos mensais em uma planilha. Separe por categorias, por ex: restaurante, supermercado, água, energia, internet, etc. 

# Não ter consciência dos seus gastos 

É extremamente comum nos sentirmos atraídos por uma “promoção imperdível”. Essas chamadas para super ofertas, geralmente nos levam a gastar com coisas que não precisamos. Lembre-se, o dinheiro é para ser dominado e não para dominar você. Tenha em mente seus objetivos financeiros e evite passeios a lugares como shoppings, ou até mesmo ficar dando aquela “olhadinha sem compromisso” naquela lojinha virtual. 

Faça o teste, comece a anotar seus gastos, veja onde você mais gasta dinheiro. Geralmente as pessoas tendem a ter gastos maiores com coisas supérfluas, mas só percebem isso, quando detalham os gastos do mês. Analise suas finanças e consiga juntar dinheiro pra realizar aquele sonho maior. Qual o seu? Aquela viagem dos sonhos? Aquela TV que você quer há tanto tempo? Reformar a casa?  

Essas dicas foram úteis para você? Conta pra gente qual sua dica para economizar.