Os grandes centros urbanos são ótimos para resolver questões burocráticas, porém às vezes é preciso desacelerar o ritmo e entrar em contato com a natureza. Os trilheiros e acampantes sabem bem como fazer isso, e, visando ajudar a você que quer se inserir nessas práticas, selecionamos algumas dicas importantes.

#1 Estude o local que deseja acampar 

Conhecer o seu destino é, talvez, o passo mais importante da experiência, pois é preciso saber quais meios de transportes disponíveis para chegar até o seu destino, bem como saber previamente a previsão do tempo, para não correr o risco de ter sua barraca levada numa enxurrada. A questão da segurança também é muito importante, então é bom ir para um local onde alguém já tenha acampado antes, ou até mesmo, se houver algum imprevisto, que consigam encontrar reforços próximo. 

Veja também: Itens importantes para não esquecer de levar para uma trilha curta

#2 Escolha bem a barraca e o local onde ela será instalada 

De nada adianta você ter o local maravilhoso para acampar e não ter uma barraca adequada, e vice-versa. Para evitar possíveis dores de cabeça, é importante testar a barraca, ver se a mesma é à prova d’água, uma ótima dica é utilizar uma lona abaixo da barraca para evitar o acúmulo de água, no caso de chuvas. O local da instalação é ideal que seja em terreno seco e distante de áreas de encostas (para evitar o risco de deslizamentos) e principalmente ter cuidado com áreas próximas à cursos d’água. E para evitar que animais selvagens entrem em sua barraca, não esqueça de fechá-la ao sair. 

#3 Leve itens indispensáveis 

O que levar para um acampamento é bastante individual, porém algumas coisas são indispensáveis no que tange à segurança e bem-estar, como levar lanternas, kits de primeiros socorros, sacos de dormir e isolantes térmicos, protetor solar, canivetes, itens de higiene pessoal, água, etc. Uma dica extra: prefira roupas adequadas para locais selvagens (não esquecer de um casaco) e um tênis adequado e confortável. 

# 4 Planeje suas refeições 

Caso o camping que você deseja acampar possuir cozinha, ótimo, porém caso não haja, é importante que os alimentos que forem levados sejam alimentos que possam ser conservados à temperatura ambiente, como frutas frescas e outras comidas frias. Cuidado com alimentos que contenham molho, já que muitos campings não possuem recursos para conservar os alimentos. No caso de haver fogueira improvisada, melhor ainda, vai viver uma experiência além de rústica, deliciosa. Nada como se alimentar de uma boa comida caseira, e, principalmente, em contato com a natureza. 

#5 DICAS EXTRAS 

Não esqueça que você também faz parte da natureza, logo, o meio natural é onde devemos ter maior respeito. Jamais ouvir música muito alta, para não gerar desconforto com a fauna local, não jogar lixo na natureza (para isso, leve sacolas plásticas onde possa recolher todo resíduo produzido) e por fim, vá de peito aberto e disposto para vivenciar essa experiência. E lembre-se, somos parte do todo. 

Curtiu essas dicas? Conta aqui pra gente, se você já acampou ou se tem vontade.