Os Cânions de Xingó estão localizado no município de Canindé de São Francisco no estado de Sergipe. É o destino mais procurado entre os turistas que buscam turismo de aventura. Esculpido pelas águas do Rio São Francisco, a formação rochosa de tom avermelhado ganha quilômetros de extensão.
O rio faz uma divisa natural entre os estados de Alagoas e Sergipe, por isso, em alguns trechos dos Cânions, é possível estar em Alagoas, e em outros, no estado de Sergipe. O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais e desemborca no Oceano Atlântico entre o estado de Alagoas e Sergipe, no município alagoano de Piaçabuçu.
Veja também: As 5 cidades brasileiras com maior acessibilidade
O Cânion possui uma extensão de 65km de extensão e se tornou o 5º maior Cânion navegável do mundo. Suas paredes rochosas possuem até 50 metros de altura. Essa região se localiza em um dos braços do Rio São Francisco e até o ano de 1994, o Cânion era pouco conhecido, por falta de acesso. Após a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, este rio se tornou totalmente navegável. O rio possui um tom esverdeado, que contrasta com o tom avermelhado das paredes rochosas.
Para ter acesso aos Cânions, saem os catamarãs no complexo do restaurante Karranka’s, a 2km da Usina Hidrelétrica de Xingó. Os catamarãs percorrem 14km no leito do rio, e mais 3km até adentrar os Cânions. O tempo de passeio é de 3hrs, sendo uma hora de ida, uma hora de banho e uma hora para voltar.
Nos catamarãs vende bebidas, sorvetes e a viagem geralmente é embalada ao som de Luiz Gonzaga e outros artistas do sertão nordestino. A plataforma flutuante onde atracam os catamarãs é chamada de Porto de Brogodó e de lá, pagando um valor de R$ 10, os turistas podem pegar uma canoa e adentrar uma área estreita conhecida como “Gruta do Talhado”. O passeio dura o tempo médio de 15 min e você pode passar por debaixo das rochas. Uma experiência surreal.
Várias agências de viagens fazem pacotes que incluem transporte, hospedagem, passeios e restaurantes. Maioria dessas agências são do estado de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Nas próximas férias, cogite conhecer este paraíso. Uma coisa é certa, quem conhece Xingó, jamais esquece.
E aí, gostou da nossa dica? Conta pra gente se você já conhecia ou se tem vontade de conhecer.