Um ciclone extratropical atingiu o litoral sul do Brasil nesta quarta-feira (10) e castigou alguns municípios de Santa Catarina. Um dos estragos causados pelo fenômeno foi o naufrágio do Dejour Club, a primeira boate flutuante do mundo, que estava atracada em um porto de Balneário Camboriú e tinha como um dos donos o apresentador Alvaro Garnero.
As imagens impressionantes divulgadas na internet mostram a plataforma se desprendendo com os ventos fortes, que atingiram 100 km/h, e sendo levada para o alto-mar. Enquanto a estrutura de 950 m² era levada pelo ciclone, barcos de resgate tentaram conter o naufrágio, mas os esforços foram em vão e rapidamente partiu no meio.
Confira abaixo vídeos do momento:
Clube flutuante de SC é arrastado para o mar em Balneário Camboriú.
Imagens: Redes Sociais pic.twitter.com/PPrCIizROd— Preto no Branco (@pretonobrancop1) August 10, 2022
Santa Catarina BALNEÁRIO CAMBORIU. RESTAURANTE FLUTUANTE. Atingido pelo ciclone/tufão pic.twitter.com/ulOQnOoKEW
— Ricardo Salik (@RicardoSalik2) August 10, 2022
Leia também: [VÍDEO] Imagens mostram antes e depois dos locais afetados pelas chuvas em Pernambuco
Felizmente, não havia ninguém a abordo no momento do desastre. Segundo os responsáveis, o estabelecimento já estava aberto, embora a inauguração estivesse planejada para o mês de setembro, com o fim do período de pesca. A ideia era viajar por toda a costa brasileira ao longo do ano.
Com quase 1 km², a boate foi construída para receber aproximadamente 700 pessoas e era dividida em diferentes espaços. Entre eles, havia piscinas, lounges, espreguiçadeiras voltadas para o mar e camarotes com vagas para diversos tamanhos de barcos, um deles com jacuzzi.
Como a plataforma não havia seguro para caso de acidentes, calcula-se que o prejuízo tenha sido milionário. O perfil oficial da Dejour Club criou uma vaquinha on-line com o intuito de arrecadar dinheiro para custear a limpeza e retirada dos destroços restantes, conforme vão chegando a praia. Até as 13h40 desta quinta-feira (11), o valor arrecadado já passa de R$ 18,5 mil.
“Decidimos não desistir pois esse sonho também diz sobre mais de 100 famílias que seriam empregadas direta e indiretamente. Sobre uma cidade acolhedora que incentiva sempre o desenvolvimento. […] Para que esse sonho se reerga pedimos humildemente ajuda de alguma forma a todos que se sensibilizaram“, escreveu a página nas redes.
Leia também: [VÍDEO] Internautas se impressionam com navio “flutuando” nas nuvens; entenda o fenômeno
O apresentador Alvaro Garnero se tornou conhecido do público em 2007, quando passou a apresentar o programa ’50 por 1 – Destinos Espetaculares’ (Record TV). Desde então, ele viaja para do mais luxuoso ao mais popular lugares em diferentes países do mundo. Com o sucesso, Alvaro segue no ar como quadro no Domingo Espetacular.
O que você achou das imagens do desastre?