No ano de 2015 a enorme floresta de mangue do Golfo de Carpentária no Norte da Austrália, sofreu um dos maiores danos ambientais dos últimos milhares de anos, só perdendo para as grandes queimadas que ocorreram em 2020. Embora este número seja absurdamente grande, isto contabiliza 10% da área total da floresta de mangues. 

Veja também: Círculo de Fogo do Pacífico: uma região com pelo menos 450 vulcões ativos

Segundo os cientistas, as árvores morreram de sede por consequência de um fenômeno climático denominado El Niño. Na região, o nível dos mares diminuiu bastante, ocasionando uma grande seca. O fenômeno do El Niño consiste no aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. Ele tem capacidade de alterar o clima global, alterando os padrões de vento e afetando os regimes de chuvas no globo todo.

As secas são fenômenos normais, mas quando são muito severas geram danos ambientais, muitas vezes irreversíveis. Em muitas regiões do globo, graças ao regime de chuvas escasso tornaram áreas desertificadas e o aquecimento global, só intensificam esse fenômeno. 

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

As árvores literalmente morreram de sede, enquanto isso, os pesquisadores trabalham e estudam maneiras de reverter tamanha perda, o que é cada dia mais difícil por causa das aceleradas mudanças climáticas. 

E aí, já tinha ouvido falar do fenômeno do El Niño? Conta pra gente.

Categorized in:

Curiosidade,