O cientista francês Étienne Klein, chefe da Comissão Francesa de Energia Atômica, causou uma enorme confusão nas redes sociais na última semana. Ele decidiu compartilhar uma foto em seu Twitter do que seria a Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, mas na verdade postou a imagem de um salame ibérico.
“Imagem de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, situada a 4,2 anos-luz de nós. Foi tirada pelo Telescópio Espacial James Webb. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado diariamente“, escreveu o cientista, recebendo mais de 20 mil curtidas na publicação.
Photo de Proxima du Centaure, l’étoile la plus proche du Soleil, située à 4,2 année-lumière de nous.
Elle a été prise par le JWST.
Ce niveau de détails… Un nouveau monde se dévoile jour après jour. pic.twitter.com/88UBbHDQ7Z— Etienne KLEIN (@EtienneKlein) July 31, 2022
Leia também: 10 dos lugares mais perigosos encontrados ao redor do mundo e porquê são tão letais
Após ser criticado, Étienne precisou dar uma entrevista ao jornal francês Le Point para se desculpar e explicar a real intenção por trás do tweet. Na verdade, ele tentou fazer uma brincadeira e questionar as informações que são divulgadas por especialistas na internet.
“Tendo em conta certos comentários, sinto-me obrigado a especificar que este tuíte mostrando uma alegada imagem de Proxima Centauri era uma piada. Vamos aprender a ter cuidado com os argumentos da autoridade tanto quanto com a eloquência espontânea de certas imagens“, esclareceu o francês.
Leia também: [VÍDEO] Astronautas mostram como é o cotidiano na Estação Espacial e outros vídeos da Terra
Ele também acredita que se não tivesse relacionado a foto do salame ao telescópio James Webb, “não teria feito tanto sucesso”. A espaçonave, lançada em 25 de dezembro do ano passado, é a sucessora do famoso telescópio espacial Hubble, mas nunca conseguiu capturar a Proxima Centauri devido a sua baixa magnitude.
Você acreditaria na imagem se não soubesse que era um salame?