No ano de 79 d.C. a antiga cidade romana de Pompeia foi devastada após a erupção vulcânica do Vesúvio. A cidade “parou” no tempo e a sua descoberta foi um dos maiores achados arqueológicos de todos os tempos.  

Também conhecida como “cidade dos mortos”, Pompeia foi destruída pelas cinzas vulcânicas de uma das maiores erupções vulcânicas da história, os cidadãos nem mesmo sabiam que o Vesúvio era um vulcão, quem dirá entrar em erupção, já que ele estava inativo há pelo menos 1800 anos. Como a ciência não era tão avançada, os habitantes não se preocuparam com os terremotos que costumavam acontecer na época que antecedeu a grande catástrofe. 

A cidade era muito próspera e historicamente estava no auge do Império Romano. Pompeia possuía cerca de 15.000 habitantes e contava com grandes espaços de entretenimento, como teatros e anfiteatros. Após escavações foram descobertos ao menos 25 bordéis, com dezenas de afrescos eróticos preservados.

Acreditavam-se que a cidade havia sido destruída no mês de agosto, mas houve um tempo até que a destruição fosse totalmente completa. Inicialmente a explosão expeliu milhares de pedras incandescentes, formando verdadeiras chuvas. Muitos pompeianos conseguiram fugir para suas casas, mas os gases tóxicos e as cinzas vulcânicas rapidamente infiltraram em todos os lugares, não deixando ninguém escapar. Os gases mataram centenas de pompeianos e as cinzas petrificaram os corpos e tudo o mais que existia na cidade. 

Veja também: Conheça 10 incríveis locais abandonados ao redor do mundo

Pompeia ficou soterrada nas cinzas vulcânicas por mais de 1500 anos e somente no ano de 1599 a cidade foi acidentalmente redescoberta pelo arquiteto suíço Domenico Fontana. A grande descoberta levou o espanhol Joaquin de Aucubierre, 150 anos depois a escavar e, logo, emergiu do chão uma cidade soterrada.  

O material vulcânico responsável por petrificar os corpos de pessoas e animais, nos mostram exatamente como eles estavam na hora da morte. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade no ano de 1997 pela UNESCO e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo, servindo de objeto de estudo para arqueólogos, historiadores e antropólogos do mundo inteiro. A cidade diariamente recebe milhares de turistas do mundo inteiro e, com certeza, é um dos destinos mais procurados da Itália. 

E aí, já conhecia a história da cidade de Pompeia? Conta pra gente o que achou.