Considerada como uma das 50 melhores praias do mundo em 2016 pelo jornal britânico “The Guardian”, a praia de ‘Glass Beach’ fica localizada na região norte do estado da Califórnia, a 265km de São Francisco. A curiosa paisagem formada por detritos coloridos de vidro não surgiu de um processo natural de sedimentação.
Até a década de 1960, a praia era um complexo de depósitos de lixo gerado por empresas e residências grandes que ao longo dos anos, os objetos descartados sofreram com o intemperismo físico pelas ondas e movimentos das águas. A água e a areia da praia ajudaram a “lixar” os cacos de vidro, arredondando as pontas e evitando acidentes ou cortes para pessoas e animais.
Veja também: O desastroso acidente do Titanic foi ‘previsto’ 14 anos antes
Após um projeto do governo para revitalização e limpeza da praia, os lixos maiores foram removidos, porém os pedacinhos de vidro não conseguiram ser removidos ao longo dos anos. Com o tempo, os vidros coloridos se tornaram atrativos para os turistas e hoje é um dos pontos turísticos mais procurados na Califórnia.
Muitas famílias viajam e, principalmente, crianças pequenas, costuma se divertir caçando esses detritos e muitas vezes levando pra casa. A praia atualmente possui placas pedindo para não continuarem com a prática, pois isso levaria ao desfalque na paisagem e eles, certamente, perderiam o seu maior atrativo turístico.
Já tinham ouvido falar nessa praia inusitada? Conta pra gente.