O maior acidente marítimo que inspirou o filme ‘Titanic’ foi um dos maiores desastres do século XX. Ele foi responsável por centenas de mortes em pleno Atlântico Norte no ano de 1912 ao colidir com um Iceberg em sua viagem inaugural.

O que muita gente não sabe é que 14 anos anteriores ao desastre, o escritor americano Morgan Robertson escreveu o conto “Futility, or the Wreck of the Titan”, traduzido como “Futilidade ou o Naufrágio do Titan” pela editora Vermelho Marinho. O livro retratava a história do navio transatlântico que afundava no Atlântico Norte após bater em um Iceberg. 

Veja também: Atriz que interpretou Laa-Laa em Teletubbies revelou do que era feito o ‘creminho gostoso’

Como se a tragédia não fosse o bastante, as características descritas no livro sobre a estrutura da embarcação são praticamente iguais ao Titanic, como o comprimento do navio, a quantidade de botes presentes e quantidade de compartimentos à prova d’água são idênticos. A velocidade na qual a embarcação navegava no momento exato da colisão, eram as mesmas, o número de vítimas foi muito próximo, mas não chegou a ser exato aos números reais. E não só isso, o capitão do livro também se chama Smith, tal qual o capitão do Titanic.

O que diferencia, além de ser uma obra fictícia, é que depois do acidente, o ex-oficial da Marinha Inglesa consegue sobreviver e embarcar numa série de aventuras, inclusive lutando com um terrível urso polar. Obviamente, a obra é uma ficção e fazia jus a isso. O livro só ganhou fama após a tragédia do Titanic. 

O que você acha dessas coincidências? Acreditam em premonição? Conta pra gente.