Como é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros, uma simples instabilidade apresentada pelo WhatsApp afeta diretamente milhões de pessoas nesse país. Além do mensageiro, aplicativos da Meta como o Facebook, Instagram e Messenger também está passando por problemas técnicos na tarde desta quinta-feira (18).
Embora a Meta não tenha divulgado oficialmente qual o motivo da instabilidade, há algumas opções a serem consideradas. Em outubro de 2021, quando os serviços passaram por uma turbulência parecida, técnicos da área especularam que “era provável que fosse uma questão de infraestrutura na internet”, ou o DNS, sigla para Sistema de Nomes de Domínio.
A primeiro momento, a maioria dos usuários pode acreditar que o problema está na operadora de internet. Se você perceber que o aplicativo não está enviando ou recebendo mensagens, figurinhas, fotos e vídeos, e não sabe qual é a verdadeira instabilidade, trouxemos algumas dicas para ajudar a identificar o problema:
Leia também: WhatsApp testa remoção do status “online” e enchem os usuários de expectativa
O site Downdetector
Esse serviço, que pertence a mesma empresa do Speedtest, é um banco de dados que informa se plataformas como Facebook, Twitter e o aplicativo do seu banco estão funcionando ou não. Ao abrir a página inicial do site, é só buscar pelo serviço interessado, neste caso o WhatsApp, e clicar no ícone de lupa.
O Downdetector exibe um gráfico das últimas 24 horas onde você consegue verificar se outros usuários reportaram bugs na plataforma. Quanto mais pessoas notificarem o erro, o site altera o gráfico em tempo real.
Google Trends
Esse serviço do Google também pode ajudar a sinalizar algum problema com o WhatsApp. Normalmente, é usado para verificar a popularidade de um termo no buscador da empresa fundada por Larry Page nos últimos 12 meses. No caso, vale pesquisar frases como “WhatsApp com problemas” ou “WhatsApp fora do ar”.