A pior seca na Espanha causou a aparição de um círculo de pedras pré-históricas numa represa na província de Cáceres. De acordo com a agência de notícias Reuters, a estrutura é oficialmente conhecida como dólmen de Guadalperal, porém houve uma troca e nomearam de Stonehenge espanhol.
A estrutura é datada de 5000 a.C. e está totalmente exposta em um canto do reservatório de Valdecanas, onde as autoridades afirmaram que o nível da água caiu para 28% da capacidade.
“É uma enorme surpresa e rara oportunidade de termos acesso”, disse o arqueólogo Enrique Cedillo, da Universidade Complutense de Madri. Ele é um dos especialista que está estudando o circulo de pedras antes que elas fiquem cobertas pela água novamente. A estrutura foi vista por pesquisadores apenas quatro vezes na história. A primeira vez foi pelo arqueólogo alemão Hugo Obermaier, em 1926. O local ficou submerso a partir de 1963, quando um projeto de desenvolvimento sob a ditadura de Francisco Franco inundou a área por completo.
Veja também: Glass Beach: A praia californiana feita de vidro
Associações de História e Turismo da região até tentaram mudar as pedras Guadalperal para um museu ou outro lugar em terra firme, para não perde-las novamente. Como ainda não chegaram a um acordo sobre o destino da estrutura, o local se tornou uma atração turística. “Os dólmens aparecem e o turismo de dólmens começa”, afirmou Rubem Argentas, dono de uma empresa de passeios de barco.
Já os agricultores da região, tem reclamado das condições climáticas que a província enfrenta. “Não tem chovido bastante desde a primavera. Não tem água para o gado e precisamos transportá-los”, informou José Manuel Comendador.
As mudanças climáticas deixaram a região em seu período mais seco em 1.200 anos, e espera-se que as chuvas de inverno diminuam ainda mais, de acordo com um estudo publicado pela revista Nature Geoscience.
Veja a seguir: Lago Hillier, o lago australiano cor-de-rosa
Gostaria de visitar o local e ver essas pedras mais de perto?