A zona da mata do estado de Pernambuco abriga a rota dos Engenhos e Maracatus, um verdadeiro prato cheio para quem deseja se aprofundar melhor na história do nosso povo. Nesta microrregião são encontrados os municípios de Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência, Itambé e Lagoa do Carro. É impossível fazer uma imersão cultural no estado e não falar dessas cidades. 

Os antigos engenhos de cana-de-açúcar possuíam algumas construções simbólicas, como a casa-grande e senzala, capelas e igrejas centenárias, hoje essas construções fazem parte do acervo histórico do estado, mas em tempos áureos quem fazia movimentar os engenhos, eram os negros que por centenas de anos foram escravizados.

Veja também: 7 lugares no Brasil que parecem ser outro país

O Maracatu era o evento que coroavam os reis da comunidade e com o passar dos anos, tornou-se um elemento indispensável quando pensamos em cultura pernambucana. O canavial, que percorria quilômetros a perder de vista, abrigava o Maracatu Rural, uma manifestação da música folclórica pernambucana, que popularmente ficou figurados nos caboclos de lança.

Em Vicência, é importante conhecer o Engenho Poço Comprido, patrimônio tombado pelo IPHAN (Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e é uma propriedade da Usina Laranjeiras. A visitação tem um custo baixo e no centro cultural, a comunidade vende itens artesanais produzidos com a palha da banana. A capela do engenho possui estilo Barroco e possui um cemitério nos quais eram enterrados os membros das famílias dos senhores de engenho. A casa grande é conjugada à capela e possui uma arquitetura portuguesa, onde mistura madeira e alvenaria.

O Município de Nazaré da Mata é conhecido como a terra do maracatu rural e na entrada da cidade já é possível ver esculturas dos caboclos de lança, onde representa os 20 grupos de maracatus existentes. A 5km da cidade é possível encontrar o Engenho Cumbe, este é a sede do Maracatu Cambinda Brasileira, que é o mais antigo de Pernambuco, fundado em 1918. Atualmente a Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) oferece oficinas de bordado de gola de maracatu para a própria comunidade. 

Gostou de saber um pouco mais sobre o turismo dos engenhos e maracatus de Pernambuco? Conta pra gente.