A França é um dos países que mais recebem turistas do mundo e um dos pontos mais buscados é o incrível Palácio de Versalhes. Estima-se que anualmente mais de 8 milhões de pessoas o visitem. Este número equivale à metade da população de São Paulo. 

O Palácio, que é a antiga residência do rei Luíz XIV (o Rei Sol), é uma das maravilhas da França e também um dos maiores símbolos da monarquia hegemônica francesa. A construção foi considerada Patrimônio Material da Humanidade. O palácio foi lar de uma corte com mais de 5 mil pessoas. 

Embora a monarquia tenha perdido seu espaço para a Revolução Francesa, a mansão segue grandioso e admirável como sempre, atraindo turistas do mundo todo. O palácio é dividido em três seções: o palácio em si, as propriedades pertencentes à Maria Antonieta e os jardins. A construção símbolo de luxo e ostentação está aberto ao público.

A Localização

A área do palácio é denominada o maior domínio real do mundo, com mais de 860 hectares, o que equivale a mil campos de futebol. O palácio está localizado em posição estratégica a pedido do rei Luíz XIV, na Região Metropolitana de Paris. A distância do Palácio até Paris é de apenas 22km, um trajeto relativamente perto, que pode ser realizado de carro ou metrô.

O Clima

O clima em Versailles é ameno, independente da época do ano. Os termômetros mesmo no verão, nunca passam de 20°. No inverno, para quem não tem costume, o frio pode chegar e incomodar, principalmente para entrar no palácio, já que, provavelmente, os visitantes precisarão passar por longas filas.

As Visitações

A visitação do palácio entre abril e outubro é entre as 9h e 18h30, já entre novembro e março o horário encurta em uma hora, finalizando as visitas às 17h30. O ingresso para conhecer o Palácio custa 20 euros, com garantia de áudio-guia disponível em 11 idiomas. Os ingressos para passeios nos finais de semana dão direito à entrada no espetáculo ‘As Grandes Águas’. 

Veja também: 4 dicas para tornar sua viagem de avião mais confortável

O Palácio

O interior do Palácio possui uma arquitetura no estilo barroco francês, incluindo os aposentos do rei, com grandes cômodos muito bem preservados e que conta com uma coleção de milhares de peças decorativas, além de utensílios datados dos séculos XVII a XIX. Um dos cômodos mais famosos é a ‘Galeria dos Espelhos’, uma área com mais de mil metros quadrados revestidos em mármore, com mais de 370 espelhos, que eram utilizados para ajudar a ampliar a iluminação de velas.

O palácio já possuiu inúmeras capelas ao longo da história, porém uma permaneceu até os dias de hoje e está localizada no ponto mais alto de Versalhes, com 44 metros de altura. Construída em 1710 é um dos espaços mais preservados, contando com uma arquitetura clássica e afrescos dos melhores artesãos e escultores do século XVIII.

A propriedade de Maria Antonieta

O espaço denominado ‘Domaine’, abriga o palacete Petit Trianon, uma pequena fazenda e inúmeros jardins. O espaço era um refúgio para a rainha. A área possuía hortas, casas de campo, lagos e diversos animais. O Grand Trianon, palácio anexo ao Domaine, possui uma arquitetura estilo italiano, que serviu de hospedagens para reis e rainhas que visitassem o palácio entre os séculos XVI e XVIII. 

Os Jardins do Palácio de Versalhes

Os jardins estão entre os lugares mais lindos e procurados de todo o complexo. Projetado pelo paisagista André Le Nôtre, durou 40 anos entre projeto e finalização da obra. Com todo cuidado e simetria, os canteiros harmoniosos com diversas fontes, dão um ar agradável a todos que o visitam. Os jardins possuem mais de 800 hectares, com jardins de diversos estilos, mais de 600 fontes e quase 400 estátuas. Durante o verão milhares de visitantes aproveitam para fazer passeios de barco, bicicleta e piqueniques. 

O espetáculo das águas

Como não bastasse o show de paisagismo, os jardins são palco de enormes espetáculos, entre eles o ‘espetáculo das águas’. Entre às terças e sextas, os jardins recebem o famoso show Jardins Musicais. As fontes acompanham o ritmo das músicas barrocas. 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre este Palácio? Fantástico né? Conta pra gente se já conheciam ou se tem vontade de conhecer.