Graças à sua localização geográfica e pelo país estar isolado do restante do mundo há pelo menos 60 milhões de anos, a Austrália abriga os animais mais diferentes do planeta. Segundo o governo australiano, mais de 80% das espécies de animais e plantas deste país são encontrados apenas lá.
Muitas pessoas que viajam de outros lugares para este país, seja com a finalidade de trabalhar, fazer intercâmbio ou até mesmo que estão indo apenas a passeio, encontra espécies exóticas e bastante curiosas. Conheça a seguir os 6 animais mais famosos que só podem ser encontrados na Austrália.
#1 Coalas
Algumas pessoas acham que estes animais são alguma espécie de urso, porém de acordo com os cientistas, estes animais entram no grupo dos marsupiais, ou seja, são parentes mais próximos dos Cangurus do que dos ursos. Eles possuem hábitos noturnos e ao longo do dia eles ficam dormindo em cima das árvores. Por possuir garras bem afiadas e pernas e braços compridos, são ótimos em escalar árvores.
A espécie é bastante dócil, porém pode chegar a atacar caso se sintam ameaçados. Os Coalas se alimentam de plantas, em especial folhas de eucaliptos, tem o olfato muito apurado e dificilmente tomam água, pois a sua hidratação vem da umidade das folhas que consomem.
#2 Ornitorrincos
Este animal é um dos mais exóticos do planeta, possuem uma cauda parecida de um castor, mas um bico de pato. O Ornitorrinco é o único mamífero do planeta que coloca ovos e vivem próximos aos rios e lagos, em tocas, sendo assim um animal semiaquático. A anatomia do seu corpo favorece o nado e possui hábitos noturnos. Por ser um animal carnívoro, ele se alimenta de animais pequenos, como alguns tipos de insetos e camarões.
#3 Cangurus
É impossível falar da Austrália e não falar do seu animal mais famoso. São mamíferos que se alimentam de plantas e são encontrados na natureza, geralmente em parques naturais. Esses animais podem chegar a 2 metros de altura e conseguem correr até 80km/h. Embora sejam animais dóceis, quando estão assustados eles podem estragar propriedades rurais.
Veja também: Chucky “da vida real” aterroriza bairro nos EUA e moradores investigam mistério por trás
#4 Diabo da Tasmânia
O animal carnívoro é o maior marsupial do mundo, porém sua espécie vive em risco de extinção por causa de uma doença viral identificada na década de 90 e levam estes animais a desenvolver tumores na região da boca, impedindo-os de se alimentarem. Os mais musculosos podem chegar a 12 quilos, e, por serem agressivos, muitas pessoas têm medo. Dentre os animais, o Diabo da Tasmânia é um dos que possui as mordidas mais fortes. Eles se alimentam de carcaças de animais mortos e vivem na ilha da Tasmânia em tocas e cavernas.
#5 Quokka
Este animal é considerado um dos mais queridos por sempre exibirem uma espécie de “sorriso” no seu rosto gordinho. O animal é da família dos Cangurus e por isso possuem várias características parecidas, como terem uma bolsa e saltarem usando suas patas traseiras. Eles se alimentam de folhas e ervas e vivem na costa oeste australiana, e, embora pareçam dóceis, eles atacam humanos que tentam se aproximarem deles.
#6 Wombat
Essa é a espécie de marsupiais considerados mais inteligentes do reino animal. O animal selvagem possui uma baixa visão, porém tem bastante sensibilidade às vibrações pequenas do solo, tem uma audição excelente e um olfato bastante aguçado. Como os Coalas, os Wombat são animais solitários de hábitos noturnos. Sua alimentação é baseada em raízes, gramíneas e cascas de árvores e vivem embaixo da terra, já que são excelentes escavadores.
E aí, gostou de conhecer sobre esses animais diferentes? A Austrália é certamente um dos berços de vida mais diferentes encontrados no planeta e é um excelente exemplo de biodiversidade. E você, já teve o prazer de conhecer um desses animais ao vivo? O que achou? Conta pra gente.