Na tarde desta quinta-feira (8), o Palácio de Buckingham anunciou oficialmente o falecimento da rainha Elizabeth II, a mais longeva do Reino Unido. De acordo com o site oficial da realeza, a monarca faleceu pacificamente na manhã em sua residência em Balmoral, moradia oficial da família real na Escócia.

Até o momento, a causa da morte não foi divulgada mas, no final no ano passado, os médicos oficiais de Elizabeth afirmaram que ela sofria de “problemas de mobilidade episódicos”. “A rainha morreu de forma pacífica nesta tarde. O Rei e a Rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão amanhã“, afirma o site e a conta do Twitter da família real.




Leia também: Entenda o que acontecerá quando a rainha Elizabeth falecer

A partir de agora, Charles já é considerado oficialmente rei do Reino Unido, mas não há data oficial para a coroação no palácio de Saint James, em Londres. “Sei que a perda dela será profundamente sentida ao redor do país, da Commomwealth e por incontáveis pessoas ao redor do mundo”, disse o novo rei.

A primeira-ministra Liz Truss, que foi nomeada pela rainha na terça-feira (6), também se pronunciou. “Nos próximos dias, nos reuniremos para celebrar sua extraordinária vida e seu legado. Ela era amada e adorada ao redor do mundo. Agora o reinado passa para o rei Charles II“, afirmou ela.

Antes da confirmação, o Palácio havia emitido uma nota afirmando que o quadro de saúde da monarca era preocupante. “Após uma nova avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos estão preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica“, declarava o comunicado.

As bandeiras do Palácio de Buckingham foram alçadas a meio mastro após morte de Elizabeth. O país irá entrar em luto de 12 dias e, com o fim do período, será enterrada no Castelo de Windsor. No dia do sepultamento, também será declarado feriado nacional.

Leia também: Folha comete gafe e noticia falecimento da Rainha Elizabeth II por engano, veja os memes

Desde o final do ano passado, os compromissos de Elizabeth foram reduzidos, junto com suas aparições públicas. Na quarta-feira (7), a monarca foi forçada a cancelar uma reunião virtual com os ministros após ser aconselhada por seus médicos a descansar.

Esta matéria está em atualização.