A nossa mente interpreta as informações coletadas pela nossa visão, porém às vezes a nossa mente acaba se enganando ao tentar traduzir a informação recolhida pelos olhos, são as chamadas “ilusões de ótica”. A seguir você verá doze ilusões de ótica que vão dar um nó na sua cabeça.
# 1
Certamente se você fixar seus olhos no ponto central e fazer o movimento de aproximar e afastar do ponto, seu cérebro verá os anéis girando em sentidos opostos. E aí? Visualizou?
# 2
Essa imagem ficou famosa nos livros de psicologia e faz a gente imaginar que um monstro é bem maior que o outro, quando na verdade eles possuem tamanhos iguais, acontece que o nosso cérebro automaticamente imagina que um dos monstros esteja mais distante, tornando-o, portanto, maior do que o “da frente”.
# 3
Se você se afastar da imagem, verá um rosto familiar, isso se dá em função dos tamanhos dos círculos, que é diferente do restante. E aí, conseguiu identificar alguém?
# 4
Agora fixe por 15 segundos nos três pontinhos do nariz da moça e em seguida olhe para uma superfície branca, certamente você verá o rosto dela aparecerá colorido.
# 5
Essa imagem certamente vai dar um nó na sua cabeça. Conhecida como “espiral falsa”, na imagem existe apenas uma série de círculos, mas a nossa mente nos faz visualizar uma espiral do centro para as bordas.
# 6
A imagem deste globo então, não passa de um parque em Paris, olha só como a distorção nas formas nos faz enxergar uma forma que não existe:
# 7
Esta é clássica, mas eu não poderia deixar de colocá-la. As formas são criadas para dar a sensação que as linhas estão tortas, quando na verdade as linhas estão todas retas, mas o contraste dos quadrados em relação à linha de cima, dão a sensação de estarem tortas.
# 8
Uma ótima são as ‘Ondas de arroz’, conhecida também como ‘Rice Waves’, em que a composição das cores nas formas dá a sensação de um movimento ondulatório na imagem.
# 9
E se eu te disser que os quadrados A e B são das mesmas cores, o que você diria? Eu também fiquei um tempo tentando me convencer disso.
# 10
Se você se afastar da tela e depois aproximar, verá que a “luz” no centro aparecerá bem mais forte, quando na verdade ela permanece do mesmo jeito, só nós nos movimentamos.
# 11
O Círculo Titchener já foi debatido por diversos psicólogos sobre o efeito das imagens no cérebro. O círculo laranja da primeira imagem dá a impressão de ser bem menor que o círculo laranja da imagem da direita, quando na verdade os dois são de mesmo tamanho, o que muda é apenas a perspectiva a partir dos círculos azuis.
# 12
Alguns artistas dão um show com os efeitos visuais através de suas pinturas, como é o exemplo desta pintura entre chão e parede, que dão a impressão de ser uma escada flutuante.
Viu como o nosso cérebro é capaz de nos enganar? Isso acontece todos os dias, quando podemos jurar que vimos algo, quando na verdade, apenas tivemos a falsa sensação desta “verdade”.
Conta pra gente qual imagem mais te deixou com um nó no cérebro.