A ilha possui um cenário paradisíaco e é considerado um dos maiores paraísos naturais do México. A bela paisagem surge a partir da junção de duas rochas vulcânicas, na Riviera Nayarit, na costa Oeste, que tem uma formação de enseada, a conhecida ‘Playa Escondida’.
O lugar, que antes recebia cerca de 400 visitantes por ano, passou a receber mais de 3 mil pessoas por dia após uma reportagem realizada pelo ‘El País’, onde mostrava o arquipélago que protege a biodiversidade marinha desde a década de 70.
O instrutor de mergulho Kevin Collyshaw revelou ao jornal espanhol que após viralizarem fotografias do local, começou cada vez mais a popularizar o passeio para a ilha, sendo uma ameaça à biodiversidade, já que os turistas passam muito protetor solar, o que é prejudicial ao ecossistema marinho.
Veja também: Casas na árvore e hotel bolha: as hospedagens mais diferentes da Chapada dos Veadeiros
Em 2016 a ilha bateu seu recorde de visitação durante a páscoa, tendo que fechar ao acesso dos turistas ao arquipélago por três meses. Após reabrirem, foram adotadas algumas medidas restritivas, com a regra de receber até 116 pessoas por dia na Playa Escondida. O mergulho só pode ser realizado em áreas permitidas pelo serviço de vigilância.
Em uma das áreas, os corais se regeneraram, e, consequentemente, levou a um aumento considerável na quantidade de pássaros e peixes, levando a ilha a um final feliz, demonstrando que é possível aproveitar os recursos disponíveis, protegendo-os.
E você, já conhecia esse paraíso? Conta pra gente.