Nos últimos dias, Luísa Sonza vem sendo atacada constantemente na web após os internautas trazerem à tona um processo de racismo e danos morais. Na ação, que corre desde 2018 na Justiça, a autora pede uma indenização de R$ 10 mil após a cantora ter a confundido com uma funcionária de uma pousada em Fernando de Noronha (PE) por seu tom de pele.

Com a polêmica, Luísa tem sido cobrada diariamente a se pronunciar e seus fãs pediam um parecer sobre a situação. Nesta segunda-feira (19), a artista compartilhou em suas redes uma nota onde esclarece que o processo não é criminal e afirma que quer “resolver amigavelmente o processo”.

Leia também: Danilo Gentili se pronuncia após Luísa Sonza ser processada por racismo: “Cadê os justiceiros sociais da sua agência?”

“Gente eu estou acompanhando tudo e meu silêncio esses dias não é porque não queria falar no assunto, mas porque precisava desse tempo para refletir, conversar com as pessoas, e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não”, iniciou Luísa.

Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor no outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisava ser sempre assim“, declarou. “Me dei conta de que todos, até pessoas como eu, que se reconhecem como aliados a questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e mais empatia.

Estou lidando com essa situação com uma oportunidade de ser melhor, como sempre tentei fazer com as coisas que acontecem comigo, publicamente ou não. A minha decisão é solicitar uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela autora. É um processo por danos morais, não estou respondendo por processo criminal, como foi divulgado, e não há nenhum outro em andamento“, finalizou ela.




Entretanto, as declarações de Luísa não foram bem vistas pelos internautas que cobraram seu posicionamento sobre o caso. “Me chamou a atenção que Luísa Sonza, processada por atitude racista, fez essa nota sem pedir desculpa para vítima“, comentou um usuário no Twitter.

Ué Luísa, mas quando eu te perguntei sobre esse processo na Rádio Metropolitana no início do ano você tentou me humilhar e disse que eu deveria como jornalista me informar melhor pois essa história não existia mais e já havia sido encerrada faz tempo. Que coisa né?!“, indagou Alessando Lo-Bianco, colunista do portal iG.

E contudo se coloca como a principal vítima da situação onde ao menos pede desculpa a verdadeira lesada do caso e seu público preto que se sentiu diretamente ofendido quando negou a acusação publicamente. Se aliar é pra além, Luísa. Afeto e efeito precisam andar lado a lado“, escreveu a cantora Jup do Bairro.




Saiba mais: Luísa Sonza é atacada na web após internautas trazerem processo de racismo à tona; entenda o caso




O que você achou da fala de Luísa? Concorda com as críticas?